3. Meio Ambiente
  4. Quase quatro toneladas de lixo são retiradas da frente da cidade
Quase quatro toneladas de lixo são retiradas da frente da cidade Autor: Divulgação Semma

Quase quatro toneladas de lixo são retiradas da frente da cidade

Neysle Magalhães
A força-tarefa foi realizada com a participação de empresários e lojistas do centro comercial e apoio da Semurb.

Com a forte estiagem e a baixa acelerada do rio Tapajós, uma grande quantidade de resíduos tem aparecido nas faixas de areia, em praias de Santarém. Os resíduos, na maioria das vezes despejados de forma incorreta pela própria população, causam danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, além de transformar a paisagem e diversos cartões postais do município.

Pensando em melhorar essa situação e em amenizar os problemas causados pelo lixo, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), colocou em ação uma etapa o Programa Rios + Limpos. A força-tarefa, realizada no domingo (22), contou com a participação de empresários e lojistas do centro da cidade e apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb).

Cerca de 40 voluntários, portando EPI’s e muita boa vontade, retiraram quase 4 toneladas de materiais da praia.

As operações do Rio + Limpo devem ser realizadas a cada 15 dias, em outras praias de Santarém, e para que essas ações sejam executadas da melhor forma e tenham o resultado esperado, a Semma conta com o apoio da população.

"Nessa primeira ação dessa etapa nós contamos com o apoio dos empresários e lojistas do centro da cidade e agradecemos muito por isso. Em outras ações, posteriormente divulgadas, nós queremos contar com o apoio da população em geral, associações, comunidades, grupos de igrejas, ONG's e todos aqueles que se sintam envolvidos pela causa, de acordo com seu bairro ou área de atuação. Entendemos que se cada um fizer sua parte, teremos um meio muito mais saudável e evitaremos muitos transtornos", destacou Larissa Moura, coordenadora do Programa Rios + Limpos em Santarém.

O Rios + Limpos é um Programa do Ministério do Meio Ambiente, que envolve várias campanhas de conscientização e reúne voluntários para ajudar na limpeza de espaços públicos, principalmente, praias e rios. As ações em Santarém são executadas desde o lançamento do Programa em 2021.