3. Meio Ambiente
Projeto 'Vias Verdes' é lançado em Santarém Autor: Rony Aires

Projeto 'Vias Verdes' é lançado em Santarém

Neysle Magalhães
Projeto faz parte do Programa Arborizar Santarém.

O Projeto faz parte do Programa  Arborizar Santarém que foi lançando em março de 2021 e tem levado conforto térmico e um cenário diferenciado a diversos espaços do nosso município. Idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com o apoio de outras secretarias e da população em geral, o projeto tem o objetivo de resgatar o ambiente agradável, oferta de áreas sombreadas, melhoria da qualidade do ar, saúde mental da população, notável embelezamento, em harmonia com o mobiliário urbano moderno, com a realização de um planejamento e gestão da arborização urbana.

Essa política é executada através do Plano Municipal de Arborização, que iniciou em junho de 2021, com a criação do GT da Arborização, sendo suas atividades finalizadas em junho de 2022. Em dezembro do mesmo ano, um Projeto de Lei foi apresentado à Câmara de Vereadores, dando um novo olhar a este trabalho. Após sua aprovação, a iniciativa ganhou um Manual de Orientação Técnica, lançado no dia 24 de janeiro de 2023. O documento embasa todo e qualquer plantio a ser realizado no município, permitindo que qualquer pessoa participe do processo de arborização da cidade, incentivando práticas verdes e fomentando a boa vontade daqueles que cuidam e protegem o meio ambiente.

"Hoje estamos lançando o Projeto Vias Verdes, que está inserido no Programa Arborizar Santarém. Temos como objetivo deixar as principais vias de Santarém mais verdes, criando corredores verdes, com conforto térmico desejável e trazendo embelezamento. Escolhemos a Fernando Guilhon para implantar a arborização nessa primeira etapa do projeto, com o participação da população de Santarém no processo de plantio. Executar o Vias Verdes é não somente pensar no hoje, mas principalmente no futuro daqueles que utilizam os espaços públicos", destacou Suelem Silva, coordenadora do projeto.

O Projeto Vias Verdes visa resgatar a preservação e recuperação da arborização urbana, além de trazer bem-estar a população. No lançamento, dia 06 de março, foram plantadas  65 mudas de árvores; Ipês amarelo no canteiro central e Ipês rosa, Oiti e Sapupira no canteiro lateral da via. No segundo plantio, dia 08 de março, serão plantadas mais 59 mudas de Ipês rosa e branco, totalizando nessa primeira etapa 124 mudas de árvores. A meta é plantar 500 mudas de árvores ao longo da Fernando Guilhon ao longo dos próximos meses.