3. Meio Ambiente
  4. Programa Arborizar Santarém planta 21 mudas na Avenida Barão do Rio Branco
Programa Arborizar Santarém planta 21 mudas na Avenida Barão do Rio Branco Autor: Agência Santarém

Programa Arborizar Santarém planta 21 mudas na Avenida Barão do Rio Branco

Alanda Matos
Próxima ação vai plantar 60 mudas no Residencial Salvação

A Prefeitura de Santarém está empenhada em implantar mais espaços verdes na cidade, por isso na terça-feira, 26, realizou a segunda ação de 2022 do Programa Arborizar Santarém. Na ocasião, 21 mudas de árvores de sombreamento foram plantadas ao longo da Avenida Barão do Rio Branco, sendo dois ipês rosas, dez oitis e nove sapupiras.

Além do plantio das mudas, também foram construídos quatro canteiros que ‘darão vida’ a jardins para embelezar a rua.

O Programa foi lançado em 2021 com o propósito de realizar o planejamento e a gestão da arborização urbana. Deste então já passou por diversos bairros e ruas incentivando a transformação arbórea do município.

Em 2022, o início das atividades ocorreu na orla do Mapiri. A próxima ação já esta definida para o dia 8 de fevereiro e irá contemplar o Residencial Salvação com o plantio de 60 mudas de sombreamento. Na ocasião, também está previsto para ocorrer o lançamento do projeto “Quintais Frutíferos” que vai distribuir espécies frutíferas para os moradores plantarem nos quintais.

Arborizar Santarém é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) e Infraestrutura (Seminfra).

“O Programa Arborizar Santarém pretende resgatar o ambiente agradável com conforto térmico, oferta de áreas sombreadas, melhoria da qualidade do ar, embelezamento em harmonia com o mobiliário urbano. Nossa cidade vai ficar mais bonita e melhor ambientalmente”, contou o titular da Semma João Paiva.