3. Meio Ambiente
  4. Prefeitura instala 35 pontos de coletas seletivas em Santarém e Alter do Chão
Prefeitura instala 35 pontos de coletas seletivas em Santarém e Alter do Chão Autor: Ascom Seminfra

Prefeitura instala 35 pontos de coletas seletivas em Santarém e Alter do Chão

Paulo Ricardo Soares
Os PEV's foram instalados pela Semma e pela Semurb para incentivar o descarte correto dos lixos recicláveis

A Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), concluiu na manhã desta quinta-feira (15), a instalação de 35 Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs), áreas onde a população pode depositar o lixo reciclável, com a finalidade de ser coletado e destinado ao reaproveitamento sustentável.

Pontos estimulam o descarte correto de lixo

O projeto é uma iniciativa do governo municipal mediante convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e desde o início do mês de março de 2022, a empresa vencedora da licitação feita pela Funasa esteve in loco realizando pesquisas de pontos estratégicos, bem como visitas técnicas, oficinas dentre outras formas de conscientizar a população acerca da importância dos PEV's para a reciclagem dos materiais reutilizáveis.

As instalações começaram a ser feitas no mês de novembro. Todas as zonas da cidade foram contempladas, bem como o distrito de Alter do chão.

Confira abaixo os locais onde os pontos de coletas foram instalados:

ZONA NORTE

MAPIRI

Em frente à escola Mun. Maria Amália Queiroz de Souza

SANTÍSSIMO

Praça do Santíssimo, Av. Marabá

PRAINHA

Terminal Hidroviário Joaquim da Costa Pereira

ZONA OESTE

MARACANÃ

Estacionamento na Orla

ELCIONE BARBALHO

Ao lado da Igreja Guadalupe, Travessa B

SALVAÇÃO

Avenida Cardeal entre a rua Japiim e Ave. Papagaio.

ZONA CENTRAL

INTERVENTORIA

Na praça da Cohab, avenida Curuá-Una

AEROPORTO VELHO

No estacionamento do estádio Colosso do Tapajós

JARDIM SANTARÉM

Na entrada do Parque da Cidade, rua dos bosques

ZONA LESTE

SÃO JOSÉ OPERÁRIO

Na praça da igreja de são José Operário, Av. dom Frederico Costa

SANTANA

Em frente a escola estadual Júlia Passarinho, Av. Gonçalves Dias

ZONA SUL

SANTO ANDRÉ

Em frente à praça da Nova república, Av. Sérgio Hein

VITÓRIA RÉGIA

Em frente à praça da vitória Régia

DISTRITO DE ALTER DO CHÃO

CENTRO

Em frente ao Centro comunitário

ESCOLA BORARI

Alter do chão

Também conhecidos como "pontos de coleta ambientalmente correta" os PEVs tem o formato de uma caixa de aproximadamente 1,5 m de largura por 1,5m de altura e capacidade para receber bastante material reciclável. A princípio poderão ser descartados nos PEV's apenas Plásticos e Metais.

Durante a semana, os coletores legalizados junto à prefeitura farão a coleta do material para então começar o processo de triagem, que faz parte do ciclo da reciclagem.