3. Meio Ambiente
  4. Parada Ambiental recolhe mais de 1.400 kg de materiais recicláveis em Alter do Chão
Parada Ambiental recolhe mais de 1.400 kg de materiais recicláveis em Alter do Chão Autor: Divulgação Semma

Neysle Magalhães
Ação promovida pela Semma, Coopresan e outros parceiros marcou o último dia de ações da Semana Municipal do Meio Ambiente

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), através do Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM), realizou o Dia D de limpeza na Vila Balneária de Alter do Chão. A ação contou com a parceria da Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan), 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ªCipAmb), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e lideranças comunitárias de Alter do Chão.

Na ocasião, além de orientações sobre descarte correto de resíduos, coleta seletiva, poluições e outros crimes ambientais, também, foi realizada a arrecadação de livros e de lixo eletrônico. Foram coletados 1.423 kg de materiais. Sendo 856 kg de eletrônicos e 567 kg de recicláveis.

"Nós só temos a agradecer. Foi notável o envolvimento da população de Alter do Chão nessa iniciativa. Tivemos resultados bem expressivos nessas coletas. Alter do Chão só tem a ganhar com essas parcerias e com ações como essa”, destacou Sabrina Aguiar, responsável pela ação.

Diversos materiais foram arrecadados.

A ação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, realizada de 5 a 8 de junho em todo o município.

"No mês de aniversário de Santarém, na Semana do Meio Ambiente, o prefeito Nélio está incentivando cada vez mais o processo de melhoria ambiental do município, apoiando nossas ações e nos dando condições de serem realizadas”, disse o secretário de Meio Ambiente, João Paiva.

As programações estendem-se durante todo o ano, com ênfase na semana voltada ao tema e na programação do aniversário de Santarém. Outras ações devem ser realizadas nos dias 16 e 23 de junho e no dia 14 de julho.

Os mutirões têm por objetivo a melhoria da qualidade do meio ambiente e da saúde e bem-estar das pessoas, promovendo a conscientização e mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo e da gestão adequada dos resíduos sólidos em nossas cidades.

As informações geradas nas ações de limpeza permitem avaliar e monitorar os tipos de materiais encontrados e identificar suas possíveis fontes e origem, facilitando a orientação e formulação de políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos no município, além de permitir o fortalecimento de parcerias entre instituições públicas, privadas e a sociedade civil.