Autor: Júlio César Antunes
Ação ambiental faz parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente realizada entre os dias 1 a 6 de junho
Na manhã desta quarta-feira (02), nas imediações da Praça Rodrigues dos Santos e Mercado Modelo, foi realizada a ação “Menos plástico. Mais vida”. A iniciativa contou com a tenda ambiental e o Cianzito. A realização é da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) como parte da Semana Municipal do Meio Ambiente, realizada entre 1 a 6 de junho.
A mobilização quer chamar a atenção de consumidores e comerciantes para a mudança de hábito. “A nossa ideia é alertar a população sobre a redução do uso das sacolas plásticas na hora das compras. E optar pelo uso das sacolas retornáveis porque o meio ambiente agradece”, destacou a coordenadora da educação ambiental do Ciam, Ane Lira.
Os educadores ambientais orientaram a população para a substituição do uso das sacolas plásticas pelas sacolas reutilizáveis, observando-se os males que o plástico pode causar ao meio ambiente, sendo autor do entupimento de canaletas e contribuir com as enchentes.
“Poderemos evitar a poluição dos rios, através das sacolas reutilizáveis. Você pode usar elas e trazer de casa novamente. Vai evitar a poluição do meio ambiente, das nossas praias. É uma grande vantagem, sem deixar de contar com a questão do custo benefício”, disse a comerciante Marlene Cunha.
Uma sacola plástica leva entre 200 a 450 anos para se decompor, além de representar riscos para a vida dos rios, pois animais podem ingerir o plástico ao confundi-lo com comida e chegar a morrer por causa do material.
Semana Municipal de Meio Ambiente
A programação tem como tema “Caminhos para Sustentabilidade”. É uma realização da Prefeitura de Santarém, via Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Educação (Semed), Turismo (Semtur) e Saúde (Semsa).
A mobilização tem a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa); Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA); Polícia Civil/Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Dempa); Ong Lar do Amor; Ong União Animal; Unimed; Cargill; Igreja do Santíssimo Sacramento; Associação de Moradores do Bairro Diamantino; Associação Comunitária do Residencial Salvação.
A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da população para o uso sustentável dos recursos naturais para a preservação do planeta Terra e as condições de sobrevivência das futuras gerações.
Programação
02/06 (quarta-feira)
- Menos Plástico, Mais Vida. Hora: 09:00. Local: Praça do Relógio;
03/06 (quinta-feira)
- Missa de Corpus Christi, com menção ao Dia Nacional da Educação Ambiental. Hora: 07:00. Local: Igreja do Santíssimo Sacramento;
04/06 (sexta-feira)
- Coleta seletiva de óleo residual de cozinha. Hora: 19:00. Local: UMEI Diamantino.
05/06 (sábado)
- De Bem com o Verde. Hora: 07:30. Local: Escola Aldo Ferreira Campos, anexo ao Residencial Salvação.
06/06 (domingo)
- Pit stop animal: arrecadação de ração, medicamentos, material de higiene e limpeza para cães e gatos. Hora: 18:00. Local: Praça Barão de Santarém (ao lado do Centro Cultural João Fona);
Dia Mundial do Meio Ambiente
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado em 05 de junho.