Autor: Júlio César Antunes
O Grupo está composto por 34 membros, entre titulares e suplentes, do poder público, organizações não governamentais, empresas e instituições ligadas à pesquisa.
O Grupo de Trabalho para a Elaboração do Plano Municipal de Arborização de Santarém e o Serviço de Análise de Validação do CAR Online foi lançado na tarde de terça-feira (02), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).
O GT tem como principal objetivo definir e sistematizar os parâmetros essenciais para a consequente elaboração do Plano Municipal de Arborização de Santarém.
“É um plano sonhado, vem da necessidade que o prefeito Nélio Aguiar almeja de ter uma cidade mais verde. Para isso, precisamos de um plano que irá ser lei”, explicou o secretário de Meio Ambiente, João Paiva.
O Grupo está composto por 34 membros, entre titulares e suplentes, do poder público, organizações não governamentais, empresas e instituições ligadas à pesquisa.
Na oportunidade também foi lançado o Serviço de Análise e Validação do CAR Online pela Semma de Santarém. A Prefeitura de Santarém/Semma vinha realizando o procedimento somente de forma presencial. Agora, já possui o serviço online. É só acessar o site: www.santarem.pa.gov.br, procurar o banner “Licenciamento Online” e fazer a solicitação.
Confira a lista dos membros do GT para Elaboração do Plano de Arborização de Santarém:
Poder Público Municipal
Semma
Suelem Silva Titular
Zeila Diniz Suplente
Semap
Helainy Diana Monteiro Liberal Barbosa (titular)
Antônio Lira (Suplente)
Semurb
Flávio Ricardo Costa Nascimento (Titular)
Janice Paiva de Sousa (Suplente)
Seminfra
Tiago Furtado (titular)
Lucas Reis (Suplente)
SMT
Reinaldo Junio Costa dos Santos (titular)
Marcos Willians Cavalcante Gonçalves (Suplente)
Semed
Raimunda da Silva Ferreira (titular)
Joselito Goes Machado (Suplente)
Poder Público Estadual:
MPE
A confirmar (Titular)
A confirmar (Suplente)
Semas
Solimar Moreira Souza (Titular)
Erinelson Pimentel Sousa (Suplente)
Ideflorbio
Gizele Luciana Cabral Ramos (Titular)
Peterson Silva de Sousa (Suplente)
Poder Legislativo
Alexandre Maduro
Walde Matos Junior
Terceiro Setor
FAMCOS
Erlan Campinas Nadler
Amanda Fabrícia Leão Mota
BADERNA
Pedro Paulo Siqueira Ferreira (Titular)
Dyennef Morais Pantoja (Suplete)
UNIMED
Amarildo de Almeida Sena (Titular)
Maria Rosiane de Alcantara Farias (Suplente)
Pesquisa e Ensino Superior
UFOPA
Everton Cristo de Almeida (Titular)
Juliana Mendes Oliveira (Suplente)
IFPA
Augusto César Falcão Sampaio (Titular)
Rogério Rangel Rodrigues (Suplente)
EQUATORIAL ENERGIA
Larisse Pires Machado (Titular)
Renato de Jesus Rodrigues (Suplente)
DEMAIS INTERESSADOS
GT alter
Ney Imbiriba (Titular)
Tamara Saré (Suplente)
Como emitir o CAR?
O CAR é auto declaratório. O proprietário é quem declara as informações ao Estado. No entanto, é preciso validar os dados e saber se o que foi declarado confere com o imóvel, por isso é feita toda a análise documental da propriedade por órgão ambiental competente.
São verificados também as imagens de satélite para observar o tamanho, finalidade de uso, se há desmatamento ilegal, sobreposição de terras e ente outros.
Em Santarém existem aproximadamente 2 Mil e 800 propriedades que precisam validar o cadastro.
O CAR é uma espécie de identidade da área rural também utilizado por instituições bancárias como requisito para liberação de créditos
Semana Municipal de Meio Ambiente
A programação tem como tema “Caminhos para Sustentabilidade”. É uma realização da Prefeitura de Santarém, via Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Educação (Semed), Turismo (Semtur) e Saúde (Semsa).
A mobilização tem a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa); Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA); Polícia Civil/Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Dempa); Ong Lar do Amor; Ong União Animal; Unimed; Cargill; Igreja do Santíssimo Sacramento; Associação de Moradores do Bairro Diamantino; Associação Comunitária do Residencial Salvação;
A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da população para o uso sustentável dos recursos naturais para a preservação do planeta Terra e as condições de sobrevivência das futuras gerações.
Programação
02/06 (quarta-feira)
- Menos Plástico, Mais Vida. Hora: 09:00. Local: Praça do Relógio;
03/06 (quinta-feira)
- Missa de Corpus Christi, com menção ao Dia Nacional da Educação Ambiental. Hora: 07:00. Local: Igreja do Santíssimo Sacramento;
04/06 (sexta-feira)
- Coleta seletiva de óleo residual de cozinha. Hora: 19:00. Local: UMEI Diamantino.
05/06 (sábado)
- De Bem com o Verde. Hora: 07:30. Local: Escola Aldo Ferreira Campos, anexo ao Residencial Salvação.
06/06 (domingo)
- Pit stop animal: arrecadação de ração, medicamentos, material de higiene e limpeza para cães e gatos. Hora: 18:00. Local: Praça Barão de Santarém (ao lado do Centro Cultural João Fona);
Dia Mundial do Meio Ambiente
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado em 05 de junho.