3. Meio Ambiente
  4. Lançado GT do Plano Municipal de Arborização em Santarém e Serviço de Análise e Validação do CAR Online
Lançado GT do Plano Municipal de Arborização em Santarém e Serviço de Análise e Validação do CAR Online Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Júlio César Antunes

O Grupo está composto por 34 membros, entre titulares e suplentes, do poder público, organizações não governamentais, empresas e instituições ligadas à pesquisa.

O Grupo de Trabalho para a Elaboração do Plano Municipal de Arborização de Santarém e o Serviço de Análise de Validação do CAR Online foi lançado na tarde de terça-feira (02), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).

O GT tem como principal objetivo definir e sistematizar os parâmetros essenciais para a consequente elaboração do Plano Municipal de Arborização de Santarém.

“É um plano sonhado, vem da necessidade que o prefeito Nélio Aguiar almeja de ter uma cidade mais verde. Para isso, precisamos de um plano que irá ser lei”, explicou o secretário de Meio Ambiente, João Paiva.

Na oportunidade também foi lançado o Serviço de Análise e Validação do CAR Online pela Semma de Santarém. A Prefeitura de Santarém/Semma vinha realizando o procedimento somente de forma presencial. Agora, já possui o serviço online. É só acessar o site: www.santarem.pa.gov.br, procurar o banner “Licenciamento Online” e fazer a solicitação.

Confira a lista dos membros do GT para Elaboração do Plano de Arborização de Santarém:

Poder Público Municipal

Semma

Suelem Silva Titular

Zeila Diniz Suplente

Semap

Helainy Diana Monteiro Liberal Barbosa  (titular)

Antônio Lira (Suplente)

Semurb

Flávio Ricardo Costa Nascimento (Titular)

Janice Paiva de Sousa (Suplente)

Seminfra

Tiago Furtado (titular)

Lucas Reis (Suplente)

SMT

Reinaldo Junio Costa dos Santos (titular)

Marcos Willians Cavalcante Gonçalves (Suplente)

Semed

Raimunda da Silva Ferreira  (titular)

Joselito Goes Machado (Suplente)

Poder Público Estadual:

MPE

A confirmar (Titular)

A confirmar (Suplente)

Semas

Solimar Moreira Souza (Titular)

Erinelson Pimentel Sousa (Suplente)

Ideflorbio

Gizele Luciana Cabral Ramos (Titular)

Peterson Silva de Sousa (Suplente)

Alexandre Maduro

Walde Matos Junior

Terceiro Setor

FAMCOS

Erlan Campinas Nadler

Amanda Fabrícia Leão Mota

BADERNA

Pedro Paulo Siqueira Ferreira (Titular)

Dyennef Morais Pantoja (Suplete)

UNIMED

Amarildo de Almeida Sena (Titular)

Maria Rosiane de Alcantara Farias (Suplente)

Pesquisa e Ensino Superior

UFOPA

Everton Cristo de Almeida (Titular)

Juliana Mendes Oliveira (Suplente)

IFPA

Augusto César Falcão Sampaio (Titular)

Rogério Rangel Rodrigues (Suplente)

EQUATORIAL ENERGIA

Larisse Pires Machado (Titular)

Renato de Jesus Rodrigues (Suplente)

DEMAIS INTERESSADOS

GT alter

Ney Imbiriba (Titular)

Tamara Saré (Suplente)

Como emitir o CAR?

O CAR é auto declaratório. O proprietário é quem declara as informações ao Estado. No entanto, é preciso validar os dados e saber se o que foi declarado confere com o imóvel, por isso é feita toda a análise documental da propriedade por órgão ambiental competente.

São verificados também as imagens de satélite para observar o tamanho, finalidade de uso, se há desmatamento ilegal, sobreposição de terras e ente outros.

Em Santarém existem aproximadamente 2 Mil e 800 propriedades que precisam validar o cadastro.

O CAR é uma espécie de identidade da área rural também utilizado por instituições bancárias como requisito para liberação de créditos

Semana Municipal de Meio Ambiente

A programação tem como tema “Caminhos para Sustentabilidade”. É uma realização da Prefeitura de Santarém, via Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Educação (Semed), Turismo (Semtur) e Saúde (Semsa).

A mobilização tem a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa); Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA); Polícia Civil/Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Dempa); Ong Lar do Amor; Ong União Animal; Unimed; Cargill; Igreja do Santíssimo Sacramento; Associação de Moradores do Bairro Diamantino; Associação Comunitária do Residencial Salvação;

A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da população para o uso sustentável dos recursos naturais para a preservação do planeta Terra e as condições de sobrevivência das futuras gerações.

02/06 (quarta-feira)

- Menos Plástico, Mais Vida. Hora: 09:00. Local: Praça do Relógio;

03/06 (quinta-feira)

- Missa de Corpus Christi, com menção ao Dia Nacional da Educação Ambiental. Hora: 07:00. Local: Igreja do Santíssimo Sacramento;

04/06 (sexta-feira)

- Coleta seletiva de óleo residual de cozinha. Hora: 19:00. Local: UMEI Diamantino.

05/06 (sábado)

- De Bem com o Verde. Hora: 07:30. Local: Escola Aldo Ferreira Campos, anexo ao Residencial Salvação.

06/06 (domingo)

- Pit stop animal: arrecadação de ração, medicamentos, material de higiene e limpeza para cães e gatos. Hora: 18:00. Local: Praça Barão de Santarém (ao lado do Centro Cultural João Fona);

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado em 05 de junho.