O Grupo de Trabalho (GT) das Garças realizou, nesta quarta-feira, 7, a segunda reunião voltada à construção de um plano de manejo para a colônia de garças presente em áreas urbanas de Santarém. Realizado no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), o encontro marcou o início da elaboração do documento que reúne propostas de ações e medidas com o objetivo de minimizar possíveis impactos negativos causados pela presença das aves.
O plano tem caráter propositivo e contempla uma contextualização sobre a presença das garças no município, abordando aspectos da biologia e do comportamento das espécies, além de informações específicas sobre a colônia que habita árvores em ruas centrais da cidade.
Entre as ações sugeridas estão a limpeza e desinfecção das vias onde se concentram as colônias; resgate de aves feridas ou debilitadas; produção de materiais educativos e informativos para a população; e o acompanhamento da população das garças ao longo do tempo. As medidas visam resultados a médio e longo prazo.
O biólogo da Semma, Francileno Rego, destacou a importância do momento. “Acredito que é importante destacar o valor desta reunião, que foi a primeira efetivamente voltada à apresentação de propostas. Essas sugestões serão analisadas e consolidadas com o objetivo de estabelecer diretrizes aplicáveis ao caso. Além disso, a elaboração conjunta do documento busca promover um equilíbrio na convivência entre a população humana e a colônia de garças, respeitando os aspectos ambientais, sanitários, culturais, sociais e econômicos envolvidos.”
Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), ZooUnama e AENA, que contribuíram com sugestões para a construção do plano. A previsão é que o documento seja concluído na próxima reunião do GT, marcada para a última quarta feira de maio, dia 28, e encaminhado às autoridades competentes.
Sobre o GT das Garças:
Criado pelo Decreto nº 1.225/ 2025, ao GT compete:
I - Elaborar estudo técnico, com o diagnostico comportamental das colônias de garças que ocupam o perímetro urbano de Santarém;
II - Apresentar proposta de plano de controle e manejo das garças, ou outro instrumento similar;
III - Apresentar proposta de plano de resgate e afugentamento das garças, ou outro instrumento equivalente