3. Meio Ambiente
  4. Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por ações socioambientais e de saúde
Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por ações socioambientais e de saúde Autor: Desconhecido

Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por ações socioambientais e de saúde

Alanda Matos
.

Autor: Júlio César Antunes

Atividades ocorreram na manhã deste sábado (5), no Residencial Salvação como parte da Programação da Semana Municipal do Meio Ambiente

Uma ampla programação foi realizada pela Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), na manhã deste sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Residencial Salvação.

Teve plantio e distribuição de mudas nas imediações da Academia de Lazer do Residencial, onde foram plantadas 24 unidades entre ipês, oitis e paus-pretos.

Educadores ambientais do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) realizaram o cadastramento de moradores para o projeto "Agentes Voluntários de Transformação Socioambiental". A iniciativa vai formar um núcleo de pessoas que possam promover ações ambientais em prol da área do Residencial.

"Estamos, hoje, trabalhando com a Secretaria de Meio Ambiente e é justamente essa ponta da universidade que é participar e levar ações importantes pra comunidade", destacou a Professora Carla Nogueira.

Além das questões ambientais, foram promovidas atividades de saúde com a aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicemia e de DSTs/AIDS, assim como vacinação contra H1N1.

"Esta semana dedicada ao Meio Ambiente é pontual pra uma ação que deve ser refletida o ano todo. O ar que respiramos, os alimentos que comemos dependem de um ambiente saudável”, ressaltou o secretário João Paiva.

A programação ocorre até este domingo (06), com a ação Pit Stop Animal, às 18h, na Praça Barão de Santarém.

Semana Municipal de Meio Ambiente

“Caminhos para Sustentabilidade” é o tema da programação, sendo uma realização da Prefeitura de Santarém, via Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Educação (Semed), Turismo (Semtur) e Saúde (Semsa).

A mobilização tem a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa); Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA); Polícia Civil/Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Dempa); Ong Lar do Amor; Ong União Animal; Unimed; Cargill; Igreja do Santíssimo Sacramento; Associação de Moradores do Bairro Diamantino; Associação Comunitária do Residencial Salvação. A iniciativa contou com a presença do Conselho Comunitário do Residencial Salvação.

O objetivo da mobilização é chamar a atenção da população para o uso sustentável dos recursos naturais para a preservação do planeta Terra e as condições de sobrevivência das futuras gerações.

05/06 (sábado)

- De Bem com o Verde. Hora: 07:30. Local: Escola Aldo Ferreira Campos, anexo ao Residencial Salvação.

06/06 (domingo)

- Pit stop animal: arrecadação de ração, medicamentos, material de higiene e limpeza para cães e gatos. Hora: 18:00. Local: Praça Barão de Santarém (ao lado do Centro Cultural João Fona);

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado em 05 de junho.