3. Meio Ambiente
  4. Arborizar Santarém desenvolve primeira atividade em 2024
Arborizar Santarém desenvolve primeira atividade em 2024 Autor: Divulgação Semma

Arborizar Santarém desenvolve primeira atividade em 2024

Neysle Magalhães
Mais de 100 mudas foram plantadas na Serra do Saubal.

A manhã desta terça-feira (23) foi de ação ambiental para a Prefeitura de Santarém. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através do Projeto Arborizar Santarém, com apoio da equipe de Áreas Protegidas e Fiscalização, 146 mudas foram plantadas na Serra do Saubal.

A ação contou, também, com a parceria das Secretarias de Agricultura e Pesca (Semap) e Infraestrutura (Seminfra).

Essa é a primeira ação de plantio do programa em 2024, isso porque aproveita o inverno, período ideal para tal atividade. No total, 29 mudas de ipês foram plantadas onde será construído o estacionamento do mirante. E outras 117 mudas de açaí e andiroba foram dispostas ao longo da APA Saubal.

O Arborizar Santarém tem o objetivo de diminuir as ilhas de calor dentro do município, aumentando as áreas sombreadas e trazendo conforto térmico para a população. Por isso, todo projeto de infraestrutura contempla o trabalho de arborização e paisagismo.

"Essa é a primeira ação do Arborizar Santarém em conjunto, com a parceria da Seminfra, numa obra de infraestrutura, porque esse é um dos nossos objetivos, que toda obra de infraestrutura dentro do município a gente possa inserir um projeto de arborização. Por isso que o primeiro espaço do mirante a ser contemplado é exatamente o estacionamento, e depois, quando a obra já estiver mais avançada, vamos fazer o trabalho de paisagismo”, destacou Suelem Santos, coordenadora do Projeto.