O programa Arborizar Santarém, desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), segue ampliando o alcance das ações de arborização urbana na cidade. No fim da tarde desta sexta-feira, 9, uma nova muda de ipê branco foi plantada na Avenida Rui Barbosa, substituindo uma árvore antiga que, segundo laudo técnico, estava morta e representava risco à segurança de transeuntes.
O biólogo da Semma, Francileno Rego, explica que a iniciativa faz parte de uma política de compensação ambiental. “Estamos, neste momento, fazendo a reposição da árvore que precisou ser suprimida. Para cada árvore que necessita ser retirada, é essencial que haja uma compensação ambiental adequada. No caso da Rui Barbosa, buscamos proporcionar um ambiente mais agradável, sombreado e bonito, especialmente por se tratar de uma via bastante movimentada”, pontuou.
Desde o início de 2025, mais de 100 mudas foram plantadas em áreas públicas e estratégicas. O centro da cidade, onde se localiza a Avenida Rui Barbosa, está no foco das próximas ações. Equipes técnicas da Semma já realizam estudos para identificar outros pontos que comportem novas árvores, sempre respeitando critérios técnicos de segurança e sustentabilidade.
Segundo o responsável pelo viveiro ambiental do Parque da Cidade, Antonio Lira, , o plantio na Rui Barbosa integra um esforço contínuo de ampliação da cobertura vegetal urbana. “Com esse projeto, estamos fazendo o plantio de mudas em ruas, praças, outros espaços urbanos e também em escolas. Além disso, realizamos doações de mudas para a população. Estamos dando continuidade a essa iniciativa e, somente este ano, já plantamos cerca de 120 mudas em diferentes pontos da cidade”, afirmou.