3. Habitação
  4. Processos e serviços ligados à habitação e regularização fundiária tornam-se digitais
Processos e serviços ligados à habitação e regularização fundiária tornam-se digitais Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Samuel Alvarenga
Plataforma Santarém Digital foi apresentada pela Prefeitura a corretores de imóveis, advogados e demais contribuintes.

Nesta terça-feira, 31, o município de Santarém deu mais um importante passo na implantação dos processos digitais de seus serviços. Por meio da parceria com a 1Doc, GovTech responsável em digitalizar toda a papelada e agilizar o dia a dia da administração pública nas cidades, a Prefeitura apresentou a corretores de imóveis, advogados e contribuintes em geral a plataforma responsável pela migração de processos do meio físico para o digital ligados à Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab).

Mateus Lorenzoni, gerente do Sistema da 1Doc em Santarém, explicou o passo a passo. Agora, a Pessoa Física ou Jurídica pode procurar o serviço correspondente, ligado à Secretaria, e cadastrar login e senha para acompanhar o processo.

Gerente da 1DOC explica como funciona a plataforma para cadastrar processos e documentos.

"Os acessos são individuais. Após acessar nossa plataforma, o contribuinte poderá anexar toda a documentação necessária para determinado processo. Após completar este passo, um protocolo da própria Secretaria será gerado para que ele possa acompanhar a evolução de sua demanda".

O Programa Santarém Digital conta mais de 350 serviços 100% digitais e integrados aos cidadãos. Na prática, isso significa que tudo, desde a entrada do pedido no sistema até a conclusão, é feito de forma online.

"A Secretraria de Habitação e Regularização Fundiária possui um grande fluxo e até então trabalhávamos com muito papel, o que onera e muito o serviço realizado. Agora, com a digitalização completa, o contribuinte ou alguém delegado por ele, tem mais praticidade em acompanhar o processo. É mais transparência e eficiência", ressalta a titular da pasta, Vânia Portela.

Vânia Portela: "Digitalização permite praticidade e eficiência".

Para o prefeito Nélio Aguiar, a migração completa do meio físico para o digital, além de gerar uma economia de aproximadamente R$ 250 mil por mês aos cofres públicos, torna o serviço prestado ao cidadão mais seguro.

"O nosso programa Santarém Digital é um avanço tanto para os servidores, quanto para a população. Isso porque, digitalmente, os dados ficam mais seguros, acessíveis e as solicitações são resolvidas mais rápido. As decisões são tomadas de maneira célere e os cidadãos conseguem acompanhar seus processos e solicitações em tempo real, inclusive recebendo as notificações sobre os estágios em que se encontram".