3. Governo e Administração
  4. Gestores municipais são capacitados pela Escola de Contas Públicas do TCM
Gestores municipais são capacitados pela Escola de Contas Públicas do TCM Autor: PMS

Gestores municipais são capacitados pela Escola de Contas Públicas do TCM

Fernanda Rabelo
Qualificação busca aprimorar exercício da função dos profissionais públicos

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Administração e Governo (Semag) participou na manhã desta terça-feira (24), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), de uma capacitação promovida pela Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha” do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA)

Participaram do evento os secretários municipais de Administração e Governo, Emir Machado de Aguiar; de Turismo, Alaércio Magalhães Cardoso; de Educação, Maria José Maia; de Mobilidade e Trânsito, Paulo de Jesus; de Saúde, Vânia Portela; de Juventude Esporte e Lazer, Ezequiel Aquino além da Controladora Geral do Município Roberta Merabet e do Chefe do Núcleo de Licitação e Contratos, Roberto Cesar Lavor.

A capacitação teve Santarém como cidade pólo e o objetivo foi ofertar orientação técnica e conhecimentos de forma didática a prefeitos; presidentes de Câmaras; secretários; vereadores e servidores municipais, além de conselheiros municipais.

Secretários e coordenadores municipais estiveram presentes

Para a presidente do TCM/ Pará, conselheira Mara Lúcia Barbalho da Cruz, é uma felicidade realizar a capacitação presencial em Santarém para os 29 municípios que acoplam o polo Santarém. “Estamos retomando após dois anos com a capacitação presencial e trazendo nossos técnicos e conselheiros para uma tratativa de aprimorarem conhecimento aos servidores e gestores para uma gestão mais eficaz”, disse Mara.

O secretário de Administração e Governo, Emir Aguiar comentou sobre a importância da aproximação e capacitação do TCM com os órgãos e as prefeituras. Segundo ele, a qualificação fortalece e garante segurança para que os servidores exerçam a função com transparência, haja vista as grandes mudanças feitas e a aproximação do TCM com todos os municípios do oeste do Pará. “A nossa expectativa é a mais alta possível, nós disponibilizamos todos os nossos servidores da área para participarem da capacitação e esperamos que eles aproveitem ao máximo as explanações para adquirir um maior conhecimento”, salientou Emir.

Da esquerda para a direita, a controladora geral do município Roberta Merabet; titular da Semsa Vânia Portela; titular  da Semtur Alaércio Cardoso, titular da Semag Emir Aguiar e titular da Semed Maria José Maia.