3. Governo e Administração
  4. Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades registra mais de 20 mil atendimentos nos primeiros meses de 2024
Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades registra mais de 20 mil atendimentos nos primeiros meses de 2024 Autor: Agência Santarém

Cibele Pixinine
A ação é aberta ao público e ocorre periodicamente em bairros e comunidades rurais do município.

O Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC), iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semg), já alcançou a marca de mais de 20 mil atendimentos somente no período de fevereiro a março de 2024. Este ano, o PPBC já atendeu três bairros e duas comunidades, concentrando esforços em ações voltadas para saúde, cidadania e beleza.

Durante os dois meses de atividades, o PPBC registrou um total expressivo de 20.313 atendimentos. Para Walkíria Coelho, coordenadora do PPBC, esses números refletem o compromisso contínuo do programa em levar serviços essenciais diretamente às comunidades, onde muitas vezes o acesso é limitado.

"Os dados de 2024 mostram como iniciamos o ano mais uma vez comprometidos em levar os serviços que a população precisa diretamente. Sabemos que nem todo mundo tem tempo ou fácil acesso às localidades mais centrais da cidade, por isso, estamos aqui quebrar essa barreira. Cada atendimento é uma conquista em prol de nossas comunidades", enfatiza Walkíria Coelho.

O prefeito Nélio Aguiar afirma que além de investir em obras, uma das missões da gestão é levar aos cidadãos serviços de qualidade.

"O objetivo do PPBC é esse: descentralizar os serviços da Prefeitura, levando-os aos bairros mais afastados e as nossas comunidades da zona rural. Os números do ano passado e do início deste ano traduzem o sucesso do programa. Agradeço a todos os servidores e parceiros desta ação que tornam o PPBC uma realidade", ressalta Nélio.

As ações de saúde são uma parte crucial do programa, que inclui serviços como consultas médicas, vacinação e exames preventivos. Além disso, são oferecidos serviços de cidadania, como orientações jurídicas, emissão de documentos e informações sobre programas sociais. Destaque também para as atividades relacionadas à beleza, que proporcionam serviços de corte de cabelo e até mesmo sessões de massagem, contribuindo não apenas para o bem-estar físico, mas também para elevar a autoestima dos moradores das comunidades atendidas.

A ação é aberta ao público e ocorre periodicamente em bairros de áreas periféricas do município, além de comunidades ribeirinhas, do planalto e várzea. Para o sucesso da ação, o PPBC conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o apoio de diversos órgãos e entidades.

Neste ano, o PBBC já foi promovido nos seguintes locais:  bairro Maracanã I, na Escola Municipal Padre João Felipe Bettendorf, onde realizou 3.693 atendimentos; no bairro da Matinha, na Escola Municipal Sergio Luiz Henn, somando 4.184; no bairro Caranazal, no CEMEI Santa Clara de Assis, onde realizou mais 3.919 atendimentos. Além das comunidades Tapará Grande e São Miguel com, respectivamente, 3.959 e 4.558 atendimentos.