3. Governo e Administração
  4. Prefeitura promove mais de 3 mil atendimentos gratuitos na Zona Oeste de Santarém
Prefeitura promove mais de 3 mil atendimentos gratuitos na Zona Oeste de Santarém Autor: Divulgação PPBC

Cibele Pixinine
Ação fez parte de mais uma edição do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades.

O Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC) promoveu, na terça-feira (05), serviços integrados, descentralizados e gratuitos nas áreas de saúde, cidadania e beleza na Escola Municipal Dom Lino Vombommel, à população dos bairros Novo Horizonte, São Cristóvão, Amparo e Santarenzinho. Ao todo, foram realizados 3.068 mil atendimentos.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semg), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), além do apoio das demais secretarias e coordenadorias municipais e outros órgãos e entidades.

Walkiria Coelho, coordenadora do PPBC, enfatizou o objetivo da ação.

"O programa traz diversos benefícios aos moradores e para todos aqueles que necessitam. Possibilitamos que as pessoas tenham acesso a cidadania, beleza e saúde. Na área da cidadania, por exemplo, sabemos da dificuldade que muitos tem de expedir uma nova via do RG e pensando nisso trazemos material para a expedição de 200 RG's em cada ação que fazemos”, contou.

Foram disponibilizados serviços como: atualização e inclusão cadastral para programas sociais como o Bolsa Família; atendimentos psicossociais; atendimentos especializados em família e indivíduos em situação de violação de direitos; emissão de CPF e de Carteira de Identidade (RG); testes rápidos de hepatite B e C, Sífilis e HIV; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; vacinas; consultas médicas; atendimento odontológico e distribuição de medicamentos.

Edenildo Tapajós, presidente da Associação do Bairro Novo Horizonte, comentou sobre a importância de ações como essa para os moradores da região.

"Todos os meses nós fazemos reuniões para ouvir as necessidades dos moradores do bairro e da região e sempre ouvimos, por exemplo, sobre a demanda de expedição de RG. Por isso, nós nos unimos e demos total apoio para que a Prefeitura trouxesse esse programa para cá", relatou.

A ação contou também com as parcerias da Defensoria Pública para emissão da 2ª via de registro de nascimento, 2ª Via de Registro de casamento,  dentre outros; do Instituto Profissionaliza para realização dos serviços de beleza; da Equatorial Energia para negociação de débitos e cadastro na tarifa social; da Ótica Coliseu para consulta com optometrista; do Cartório Fioretti para serviços como solicitação de 2ª via de certidão de nascimento, dentre outros; da UMES para emissão de carteira de estudante; do convênio Mais Vida Saúde e dos Correios.

Cleidiana Ferreira, moradora do bairro de Santana, aproveitou a ação para emitir a segunda via do seu RG.

"Há vários meses eu estava tentando tirar meu RG e estava tendo muita dificuldade, mas agora consegui”, disse.

A próxima edição do PPBC está programada para o dia 22 de setembro e irá beneficiar a região do Aritapera, formada pelas comunidades: Centro do Aritapera como polo, Ilha de São Miguel, Mato Alto, Água Preta, Carapanatuba, Centro do Aritapera, Enseada do Aritapera, Boca de Cima do Aritapera, Santa Terezinha, Ponta do Surubiu Açu, Praia do Surubiu Açu, Quilombo do Surubiu Açu, Centro do Surubiu Açu e Cabeça Donça. A ação será realizada na Escola Municipal Santíssima Trindade, das 9h às 14h.