3. Governo e Administração
  4. Prefeitura de Santarém entrega 100 caixas térmicas a pescadores da Z-20
Prefeitura de Santarém entrega 100 caixas térmicas a pescadores da Z-20 Autor: Agência Santarém

Prefeitura de Santarém entrega 100 caixas térmicas a pescadores da Z-20

Neysle Magalhães
Os isopores devem auxiliar na conservação do pescado, já visando às vendas da semana santa.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e a empresa Magazine Luiza, entregou nesta terça-feira, 5, 100 isopores para pescadores vinculados à Colônia de Pescadores Z-20.

A doação deve auxiliar os pescadores na comercialização do produto, já na próxima semana, onde o comércio de pescado aumenta consideravelmente.

“Pra nós, representante dos pescadores aqui de Santarém, a Colônia Z-20, que tem mais de 7 mil pescadores aqui na região, é uma alegria ta aqui representando essa categoria que é tão importante na nossa região. Agradecer ao Prefeito, vereadores e ao Magazine Luiza pela parceria com a Prefeitura de ta doando os isopores”, disse José Edinaldo, diretor da Colônia de Pescadores, Z-20.

Na ocasião, estiveram compondo a mesa o Prefeito Nélio Aguiar; o Secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia, Núbia Tavares; Antônio Marcos, Gerente do Magazine Luiza, filial Rui Barbosa; José Edinaldo, diretor da Colônia de Pescadores, Z-20; e os vereadores Jandeilson Pereira, Erasmo Maia e Prof. Josafá, além do Presidente da Câmara Ronan Liberal Jr.

O secretário Bruno Costa lembrou que a articulação para a aquisição das caixas se deu no período em que o município passava pela hipótese de surto por doença de Haff, popularmente conhecida como urina preta, a partir daí surgiu à necessidade de olhar com carinho para o acondicionamento do pescado do município.

“Agradecemos por essa articulação com essa importante loja do nosso município, que hoje está contemplando os pescadores que tanto precisam desse armazenamento. Nós e vocês pescadores, que vivemos um tormento nessa ultima problemática da urina preta, que muito se falou no condicionamento, no armazenamento, então esses isopores vêm somar pra ajudar nosso pescador”, ressaltou Costa.

No total, 300 isopores serão doados.

“Faço meu agradecimento ao gerente do Magazine Luiza que prontamente atendeu nosso pedido e fez a doação de 300 caixas térmicas, para atender os nossos pescadores. Esses isopores serão entregues em três etapas, 100 entregues agora e as outras etapas estão previstas pros dias 7 e 14 de abril”, ressaltou Núbia Tavares.

As caixas térmicas devem contribuir para uma armazenagem mais segura, higiênica e sanitária, evitando qualquer tipo de contaminação, mantendo o sabor e a qualidade do produto.

“A gente agradece esse compromisso social, a gente agradece essa sensibilidade. A gente já demonstrou, claramente, que o nosso compromisso com os pescadores, o nosso compromisso com a várzea em Santarém, não é da boca pra fora. O nosso compromisso é pra valer, é de verdade, escolas, Unidades de Saúde, microssistemas com placas solares, muitas obras já foram entregues na várzea e vamos continuar trabalhando, vamos continuar buscando parcerias, para levar sempre mais para a população da várzea, a família de várzea, os pescadores”, disse o Prefeito Nélio.