3. Governo e Administração
  4. PPBC realiza mais de 2000 atendimentos no planalto santareno
PPBC realiza mais de 2000 atendimentos no planalto santareno Autor: Agência Santarém

PPBC realiza mais de 2000 atendimentos no planalto santareno

Samuel Alvarenga
Ações ofertaram serviços descentralizados da Prefeitura e seus parceiros durante a 18ª edição do Programa.

Com o objetivo de descentralizar os diversos serviços ofertados pelo governo municipal e seus parceiros, a Prefeitura realizou na última sexta-feira, 24, a 18ª edição do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC). As ações aconteceram na Escola Municipal Santo Antônio, na comunidade Jacamim, e beneficiou outras 11 comunidades do planalto - Estrada Nova, Perema, Santos da Boa Fé, São Raimundo, Bom Jardim, São Jorge, Tipizal, Cristo Rei, Santa Cruz, Poço das Antas e Secretaria -  na área da PA 370 (Rodovia Santarém-Curuá-Una), com serviços gratuitos de cidadania, saúde, justiça, entre outros.

Ao todo, foram realizados 2.611 atendimentos desta que é uma ação organizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semg) e demais secretarias e coordenadorias municipais, além de outros órgãos, como a Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas, instituições e a iniciativa privada.

Foram disponibilizados serviços como: atualização e inclusão cadastral para programas sociais como o Bolsa Família; atendimentos psicossociais; atendimentos especializados em família e indivíduos em situação de violação de direitos; emissão de CPF e de Carteira de Identidade (RG); testes rápidos de hepatite B e C, Sífilis e HIV; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; vacinas; consultas médicas; dentre outros.

Na área de Assistência Social , a Semtras realizou 432 atendimentos; 1.466 atendimentos foram realizados pela Semsa; outros 28 foram realizados pela Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT). Além de serviços na área de beleza, como cortes de cabelo para homens e mulheres.

A ação contou, também, com as parcerias da Defensoria Pública para emissão da 2ª via de registro de nascimento, 2ª Via de Registro de casamento,  dentre outros; do Instituto Profissionaliza para realização dos serviços de beleza; da Ótica Coliseu para consulta com optometrista; do Cartório Fioretti para serviços como solicitação de 2ª via de certidão de nascimento.

A Polícia Civil, por meio do setor de Identificação, realizou 210 atendimentos, reforçando a importância da segurança e do acesso aos serviços da instituição, como emissão de RG. Com 93 atendimentos, a Defensoria Pública prestou orientações legais e assistência jurídica à comunidade.

Foram contabilizados ainda 64 atendimentos do Cartão Eco; 66 da Ótica Coliseu, 95 atendimentos para obtenção de fotos 3x4 e outros 150 do Instituto Profissionaliza.