3. Governo e Administração
  4. Moradores da Comunidade de São Brás são beneficiados com serviços gratuitos do PPBC
Moradores da Comunidade de São Brás são beneficiados com serviços gratuitos do PPBC Autor: Agência Santarém

Cibele Pixinine
A ação tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso da população a serviços de saúde, cidadania e beleza

Mais de 3 mil atendimentos integrados e descentralizados beneficiaram os moradores da Comunidade de São Brás, no Eixo Forte, na última sexta feira, 1, através do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC).

A ação foi realizada Escola Municipal Boaventura Queiroz, e é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semg), com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), demais coordenadorias municipais e o apoio de diversos órgãos e entidades.

Na área de Assistência Social , a Semtras realizou 1.185 atendimentos; 1.272 atendimentos foram realizados pela Semsa; outros 36 foram realizados pela Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT).

Foram disponibilizados serviços como: atualização e inclusão cadastral para programas sociais como o Bolsa Família; atendimentos psicossociais; atendimentos especializados em família e indivíduos em situação de violação de direitos; emissão de CPF e de Carteira de Identidade (RG); testes rápidos de hepatite B e C, Sífilis e HIV; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; vacinas; consultas médicas; dentre outros.

Já na área da beleza, por meio da parceira com o Instituto Profissionaliza, foram disponibilizados serviços como cortes de cabelo para homens e mulheres, massagem e design de sobrancelhas, totalizando 99 atendimentos.

A ação contou ainda com o apoio da Defensoria Pública para emissão da 2ª via de registro de nascimento, 2ª Via de Registro de casamento,  dentre outros serviços que somaram 70 atendimentos. A Polícia Civil, por meio do setor de Identificação, realizou 175 atendimentos, que possibilitaram o acesso aos serviços da instituição, como emissão de RG.

Foram contabilizados 24 atendimentos do Cartório do 3 ofício e 10 do Cartório Fiortte. A comunidade aproveitou também o momento para agilizar a emissão da Carterinha de Estudante (4 atendimentos) e do CPF com os Correios (8 atendimentos); buscar orientações do Cartão Mais Vida Saúde (53 atendimentos), da Equatorial Energia (29 atendimentos) e da Ótica Coliseu (71 atendimentos).

Ao todo, foram 3.121 atendimentos.

A coordenadora do Programa fala o trabalho integrado entre as Secretarias Municipais faz a diferença.

"É gratificante testemunhar o impacto positivo do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades. Através da colaboração entre várias secretarias e órgãos municipais, alcançamos mais de 3 mil atendimentos integrados e descentralizados na Comunidade de São Brás. Este evento é um reflexo do compromisso da Prefeitura de Santarém em levar serviços essenciais diretamente aos moradores, facilitando o acesso a programas sociais, assistência à saúde, serviços de beleza e uma gama de outras facilidades. Nosso objetivo é continuar ampliando essa iniciativa, levando mais qualidade de vida e suporte para diversas comunidades em nossa cidade", disse Walkiria Coelho, Coordenadora do PPBC.

"A realização desses mais de 3 mil atendimentos integrados e descentralizados na Comunidade de São Brás é um testemunho da eficiência e sinergia entre as secretarias municipais e órgãos públicos em Santarém. O PPBC se destaca como uma plataforma fundamental para a descentralização dos serviços públicos, aproximando-os diretamente das comunidades. A colaboração entre a Secretaria Municipal de Governo (Semg), Saúde (Semsa), Trabalho e Assistência Social (Semtras), e demais coordenadorias, demonstra o compromisso da administração municipal em atender às demandas da população, promovendo o bem-estar e a cidadania," disse o titular da Semg, Emir Aguiar.