3. Governo e Administração
  4. Ministro das Cidades anuncia liberação de R$ 7,7 milhões para conclusão do Residencial Moaçara em Santarém
Ministro das Cidades anuncia liberação de R$ 7,7 milhões para conclusão do Residencial Moaçara em Santarém Autor: Agência Santarém

Alailson Muniz
Obra deve ser entregue até final deste ano

Santarém recebeu o seminário de mobilidade, habitação e desenvolvimento, na última sexta-feira, 23. Durante o evento, o ministro das Cidades, Jader Filho, juntamente com o prefeito Nélio Aguiar, fez um importante anúncio: a liberação de R$ 7,7 milhões destinados à finalização e entrega do Residencial Moaçara I e II, beneficiando mais de 1.400 famílias. A empresa responsável deve concluir os serviços até o fim deste ano. O deputado federal Henderson Pinto foi um dos organizadores do evento.

O seminário, que reuniu gestores da região oeste paraense, teve como objetivo apresentar os principais programas desenvolvidos pelo Ministério das Cidades, do Governo Federal. Entre os assuntos discutidos estiveram a mobilidade urbana, o acesso à habitação e o fomento ao desenvolvimento regional.

“Viemos aqui para falar sobre o desenvolvimento das nossas cidades. Por onde eu passo, tenho dito que o intuito do presidente Lula em recriar o Ministério das Cidades é proporcionar a retomada do pacto federativo, aproximando o Governo Federal de onde as pessoas estão: nas cidades. É motivo de muito orgulho estar aqui trazendo este evento no momento em que Santarém faz 362 anos. Aqui os técnicos do Ministério das Cidades puderam apresentar aos gestores, à sociedade civil, aos empresários, para todas as lideranças, as políticas públicas do ministério. Entre as secretarias aqui presentes está a que também fomenta a prevenção de desastres naturais. Observamos que no Pará, no início deste ano, muitas cidades foram acometidas por desastres”, destacou o ministro.

O Residencial Moaçara, localizado em Santarém, é um empreendimento de grande importância para a população local, oferecendo moradia digna e acesso a serviços básicos. A liberação dos recursos garantirá a conclusão das obras e possibilitará que as unidades habitacionais sejam entregues até o final de 2023.

Durante seu discurso, o ministro Jader Filho ressaltou a importância do investimento na infraestrutura urbana e habitação como forma de promover o desenvolvimento social e econômico da região. Ele expressou confiança de que a parceria entre o Ministério das Cidades e a Prefeitura de Santarém trará resultados positivos para a comunidade local.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, também esteve presente no evento e compartilhou sua satisfação com o anúncio. Ele destacou a relevância do Residencial Moaçara para a cidade e enfatizou o compromisso da administração municipal em garantir, por meio de muito empenho, a conclusão das obras e a entrega das moradias aos cidadãos santarenos.

"A liberação desses recursos representa um passo importante rumo à realização do sonho de centenas de famílias em obter uma moradia digna. Estamos empenhados em acompanhar de perto a finalização das obras e em garantir que essas unidades habitacionais sejam entregues conforme o planejado. Agradeço ao ministro Jader Filho e ao Governo Federal por esse investimento que irá beneficiar tantas pessoas em nossa cidade", afirmou o prefeito Nélio Aguiar.

O evento contou também com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, que ressaltou a importância da parceria entre os governos estadual e federal na promoção de políticas habitacionais e de desenvolvimento regional.

Com a liberação dos recursos e o compromisso firmado pelas autoridades presentes, Santarém dá um importante passo para a conclusão do Residencial Moaçara e a realização do sonho de diversas famílias em obter um lar seguro e adequado. O investimento não apenas beneficiará a população local, mas também impulsionará o desenvolvimento socioeconômico do município.

Em Santarém, a visita da equipe do Ministério das Cidades aconteceu a convite do prefeito Nélio Aguiar e do deputado federal Henderson Pinto. “Eu quero parabenizar o ministro Jader Filho pela criação do Ministério Itinerante, que possibilita uma revolução nos municípios, por meio da facilidade e da desburocratização. Mobilidade, habitação, saneamento e desenvolvimento regional são pautas importantes e foram abordadas aqui. Temos que nos unir em favor do nosso povo, da nossa região”, declarou o parlamentar.

Visita ao Residencial - Aproveitando a oportunidade da visita a Santarém, o ministro Jader Filho vistoriou pessoalmente o canteiro de obras dos residenciais Moaçara I e Moaçara II, que foram contratados por meio do Minha Casa, Minha Vida em 2012 e onde, desde então, a construção chegou a sofrer paralisações por duas vezes: em 2013 e 2018. No local, estão sendo construídas 1.408 unidades habitacionais.