3. Governo e Administração
  4. Mais de 3 mil pessoas são beneficiadas com serviços gratuitos no bairro Santo André
Mais de 3 mil pessoas são beneficiadas com serviços gratuitos no bairro Santo André Autor: Agência Santarém

Cibele Pixinine
A ação se destacou pela diversidade de serviços oferecidos pelas diferentes secretarias municipais.

A 17ª edição do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC) levou serviços integrados, descentralizados e gratuitos nas áreas de saúde, cidadania e beleza para a população do bairro Santo André e adjacências, na última sexta-feira (17). A ação, que foi realizada na Escola Municipal Santo André, proporcionou um total de 3.176 atendimentos.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semg), com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o apoio das demais secretarias e coordenadorias municipais e outros órgãos e entidades.

Foram disponibilizados serviços como: atualização e inclusão cadastral para programas sociais como o Bolsa Família; atendimentos psicossociais; atendimentos especializados em família e indivíduos em situação de violação de direitos; emissão de CPF e de Carteira de Identidade (RG); testes rápidos de hepatite B e C, Sífilis e HIV; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; vacinas; consultas médicas; atendimento odontológico; distribuição de medicamentos, dentre outros.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) proporcionou suporte e informações cruciais aos cidadãos presentes, totalizando 1.085 atendimentos, dos quais 683 foram realizados pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Nova República.  Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou 1.372 atendimentos, promovendo cuidados médicos, vacinação e orientações em saúde. Além disso, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) realizou 17 atendimentos e a Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN) 45 suportes.

A ação contou, também, com as parcerias da Defensoria Pública para emissão da 2ª via de registro de nascimento, 2° Via de Registro de casamento,  dentre outros; do Instituto Profissionaliza para realização dos serviços de beleza; da Equatorial Energia para negociação de débitos e cadastro na tarifa social; da Ótica Coliseu para consulta com optometrista; do Cartório Fioretti para serviços como solicitação de 2ª via de certidão de nascimento, dentre outros; da UMES para emissão de carteira de estudante; do convênio Mais Vida Saúde, do Ceuls/Ulbra Jurídico e dos Correios.

A presença da Polícia Civil resultou em 165 atendimentos, reforçando a importância da segurança e do acesso aos serviços da instituição, como emissão de RG. Já a oportunidade de ter acesso a serviços de beleza como corte de cabelo e design de sobrancelha, além da chance de buscar capacitação profissional, atraiu 140 pessoas, graças ao Instituto Profissionaliza.

Com 46 atendimentos, a Defensoria Pública prestou orientações legais e assistência jurídica à comunidade.  Na mesma área de atuação, o grupo de assistência jurídica do Centro Universitário Luterano do Brasil (Ceuls/Ulbra), também, esteve presente na ação e realizou 18 atendimentos.

Foram contabilizados ainda 105 atendimentos do convênio Mais Vida Saúde, 72 da Ótica Coliseu, 95 atendimentos para obtenção de fotos 3x4, bem como 10 para emissão da carteira de estudante e 06 para a emissão de CPF por meio do trabalho dos Correios.