3. Governo e Administração
  4. Governador Helder reforça importância estratégica de Santarém para o desenvolvimento do Pará
Governador Helder reforça importância estratégica de Santarém para o desenvolvimento do Pará   Autor: Agência Santarém

Samuel Alvarenga
Helder Barbalho e a vice-governadora, Hanna Gassan, participaram de posse simbólica no município

O governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, e a vice-governadora, Hanna Gassan, participaram da posse simbólica de seus mandatos em Santarém, nesta segunda-feira (02). A solenidade ocorreu no Centro Cultural João Fona e contou com a participação do prefeito do município, Nélio Aguiar, e demais prefeitos, vereadores, secretários e a sociedade civil organizada da região Oeste do Pará.

Helder lembrou que ao longo de quatro anos percorreu os 144 municípios do estado e lembrou as ações realizadas nesta região.

Governador destacou os investimentos na região Oeste do Pará.

"Aqui, cito os investimentos em pavimentação e em estradas. O maior pacote de investimentos já realizados no Oeste do Pará. Nos últimos 4 anos, foram 200 km de um novo modo rodoviário, integrando, por exemplo, a região do Xingu ao Baixo Amazonas, através da Transuruará. Quando falamos de integração, não podemos esquecer da consolidação da região por meio dos terminais hidroviários. Hoje, Santarém conta com o mais moderno terminal hidroviário de cargas e passageiros do Brasil, sem contar os terminais entregues pelo estado nos municípios de Alenquer, Prainha, Monte Alegre, Curuá, Óbidos, Faro e Terra Santa e o distrito de Santana do Tapará", disse o governador.

Helder lembrou ainda outras importantes obras entregues em Santarém, como o ginásio poliesportivo e a nova orla e outras já projetadas.

"Brevemente, a cidade deve receber o Hospital Materno Infantil, a Policlínica, o estádio Colosso do Tapajós e o Centro de Convenções, que vai impulsionar uma das principais vocações do município que é o turismo. O Centro de Convenções deve ser entregue no primeiro semestre de 2023, numa homenagem a Sebastião Tapajós", destacou Helder.

Posse simbólica em Santarém reforçou compromisso do Governo do Estado com a integração das regiões.

O governador citou os investimentos que estão sendo realizados, em parceria com a Prefeitura de Santarém, para melhorar e ampliar o abastecimento de água.

"A cidade cresceu, ampliou-se na sua estrutura urbana e lamentavelmente pelo sucateamento histórico da Companhia de Saneamento, isto tudo gerou um contencioso, um acumulado necessário de expansão. Nós estamos fazendo isso, em parceria com a Prefeitura, viabilizando novas estruturas de bombas, novas escavações, ampliação do sistema de cobertura do abastecimento de água para que não apenas Santarém, mas as regiões que estao sob concessão da Companhia de Saneamento do Estado possam cada vez mais ter a ampliação desse serviço", ressalta.

No município, a faixa governamental foi entregue por um grupo de pessoas que representaram a população paraense. Foram eles:

- Yara Kumaruara, da aldeia Muruari, no Tapajós e Enzo Arapiun, do povo Arapiun, do Rio Arapiuns, representando os povos originários.

- Dr .Tardelio Mesquita, médico que atuou no hospital de Campanha de Belém e Santarém durante a pandemia da COVID-19.

- Edno Cortezia, produtor rural, filho de agricultor e que mora há 20 anos em Santarém.

- Claudionor Araújo, representando os portadores de necessidades especiais.

- Roque Lima, artesão com mais de 20 anos de atuação.

O prefeito Nélio Aguiar agradeceu a presença do governador em Santarém e reiterou que a presença e os investimentos no município foi um compromisso assumido ainda durante o 1° mandato.

Prefeito Nélio Aguiar lembrou importantes investimentos para o município.

"O governador sinalizou, mais uma vez, que vai governar por todo o Pará e não apenas para a região metropolitana de Belém. Helder nos deu uma atenção toda especial, no primeiro mandato, fez grandes investimentos em Santarém e já firmou compromisso que vai continuar. Nossa expectativa é muito grande para esse segundo mandato de que o governador possa fazer muito mais por Santarém e pela nossa região Oeste", conclui Nélio.

Veja mais fotos da posse do governador Helder Barbalho em Santarém.