3. Governo e Administração
  4. Culinária amazônica conquista o paladar chinês em parceria estratégica
Culinária amazônica conquista o paladar chinês em parceria estratégica Autor: Alailson Muniz/Ccom

Culinária amazônica conquista o paladar chinês em parceria estratégica

Alailson Muniz
Um capítulo emocionante na história da culinária amazônica, agora pronta para conquistar os paladares do mercado chinês

O prefeito Nélio Aguiar acompanhou com entusiasmo na tarde de sexta-feira, 8, a comitiva de investidores da empresa chinesa Zhuhai Sino-lac Supply Chain. O prefeito Nélio Aguiar, acompanhado pelo secretário de turismo, Alaércio Cardoso, guiou a comitiva pelo potencial turístico e gastronômico da região, destacando as oportunidades de negócios e a riqueza cultural da Amazônia. Na tarde de sexta-feira, 8, o renomado chef de cozinha Saulo Jennings recebeu a comitiva chinesa em seu estabelecimento, a Casa do Saulo, em Carapanari. O chef, conhecido por suas contribuições à culinária amazônica, ofereceu uma experiência única.

Saulo Jennings aceitou com entusiasmo ser o embaixador da Sino-Lac, representando a autenticidade e a diversidade da culinária amazônica na China. "Estou honrado em fazer parte desta iniciativa que conecta nossas tradições culinárias à mesa chinesa. É uma oportunidade emocionante e um passo significativo para a promoção da nossa cultura gastronômica", afirmou Jennings.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de degustar diversos pratos preparados por Saulo, incluindo um tucunaré elogiado e especialidades amazônicas, como tacacá, pirarucu, açaí, tambaqui, feijão Santarém, e doce de cupuaçu.

A visita destacou a parceria entre a Amazônia brasileira e a China, visando estabelecer um hub logístico no Porto Gaolan, em Zhuhai, para importação de produtos brasileiros, principalmente proteínas, com o intuito de garantir a segurança alimentar dos mais de 100 milhões de habitantes da região de Guangdong.

O Chefe da Delegação, Chen Lihua, expressou sua satisfação com a colaboração, afirmando: "Estamos entusiasmados com as oportunidades que a culinária amazônica trará ao mercado chinês. A riqueza de sabores e ingredientes únicos desta região é um tesouro gastronômico."

A comitiva incluiu Tan Jianrong, Diretor Adjunto da Zhuhai Sino-Lac, Ltd; Chen Xiaozhuo, Diretor Geral da Nongfengbao; Xu Lina, Coordenadora do Projeto da Zhuhai Sino-Lac; Zhu Shiqiang, Assistente do Projeto da Zhuhai Sino-Lac, e Marcius Nei Santos, representante da Sino-LAC na Amazônia.

Na palestra proferida pelo chef, ele compartilhou detalhes sobre a linha de produção de seu empreendimento, destacando a seleção cuidadosa de ingredientes, o controle de qualidade rigoroso, a logística eficiente e a ênfase na sustentabilidade. Além disso, Jennings revelou planos para inaugurar uma Escola de Gastronomia em seu estabelecimento, fortalecendo ainda mais os laços culturais e culinários.

Num vídeo emocionante, exibido à comitiva, Saulo abordou o manejo sustentável do pirarucu na região de várzea de Santarém, ressaltando o compromisso da Amazônia com práticas sustentáveis na produção de alimentos.

O prefeito Nélio Aguiar expressou otimismo quanto ao impacto econômico e cultural dessa colaboração. "Esta parceria entre a Amazônia e a China representa uma oportunidade única de promover nossos produtos e tradições no mercado internacional. Acreditamos que a culinária é uma ponte para a compreensão mútua e o fortalecimento dos laços comerciais."

A expectativa é que essa iniciativa contribua para a diversificação econômica da região, promovendo o intercâmbio cultural e estimulando o turismo gastronômico.

A visita da comitiva chinesa e o compromisso do chef Saulo Jennings e do prefeito Nélio Aguiar sinalizam um capítulo emocionante na história da culinária amazônica, agora pronta para conquistar os paladares exigentes do mercado chinês. Com a união de esforços entre Brasil e China, esta colaboração não apenas promove produtos, mas também constrói pontes culturais, estimulando o respeito mútuo e a apreciação pelas riquezas gastronômicas de cada região.

Chef Saulo Jennings: cozinha da Amazônia na China