3. Governo e Administração
  4. Concurso Público: após divulgação do resultado final, candidatos devem ficar atentos ao prazo de habilitação
Concurso Público: após divulgação do resultado final, candidatos devem ficar atentos ao prazo de habilitação Autor: Arquivo - Agência Santarém

Samuel Alvarenga
Certame ofertou mais de 1.450 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior.

A Prefeitura de Santarém divulgou na última terça-feira, 19, o resultado final do concurso público, realizado no mês de janeiro. Após a análise de recursos e provas de títulos, para cargos de nível superior, e perícia médica, os candidatos devem ficar atentos ao prazo para habilitação.

Os candidatos classificados dentro do número de vagas e para o cadastro de reserva tinham que atingir o mínimo 60% dos pontos da prova que valia 100 pontos. Para serem classificados, os candidatos de nível médio, superior e docência tinham que atingir 60% de pontos nas questões de conhecimentos gerais (língua portuguesa + informática básica), e 60% em conhecimentos específicos e ainda não zerar nenhum conteúdo da prova. Enquanto que os candidatos classificados para os cargos de nível fundamental deveriam atingir o mínimo de 60% de pontos nas questões de conhecimentos gerais e não tirarem zero em nenhuma das áreas separadamente.

"O resultado final divulgado no dia 19 será homologado. Em seguida, será criada uma comissão para analisar os documentos dos candidatos para a habilitação. Posteriormente, eles serão nomeados e convocados para a posse", informa o secretário municipal de Administração, Paulo Jesus.

Os candidatos aprovados no cargo de Agente de Trânsito deverão passar por curso de formação específico, de acordo com a legislação, com carga horária de 200 horas. Os candidatos aptos entrarão, posteriormente, em exercício.

Este é o segundo concurso público realizado na gestão do prefeito Nélio Aguiar. Ao todo 28.204 candidatos se inscreveram para o certame que disponibilizou vagas para cargos nas Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), Mobilidade e Trânsito (SMT), Trabalho e Assistência Social (Semtras), Educação (Semed) e Meio Ambiente (Semma).

"A Prefeitura sente-se satisfeita com o processo realizado. Tivemos vagas que não foram preenchidas tanto para vagas diretas, quanto para o cadastro de reserva, pois alguns candidatos não atingiram o percentual mínimo exigido. Tivemos em torno de 60% das vagas preenchidas", explica Paulo Jesus.

Para o prefeito Nélio Aguiar, a realização de mais um concurso público, sob sua gestão, mostra o compromisso do governo com a sociedade.

"Em quase oito anos de nossa gestão, conseguimos realizar dois grandes concursos públicos. Isso só foi possível porque conseguimos equilibrar as contas ao implantarmos uma responsável política fiscal, que permite a realização de obras em todas as áreas e, também, valorizar o servidor público, pagando os salários em dia, e realizando concurso público, para entregar aos cidadãos serviços cada vez mais eficientes", argumenta o prefeito.

A nomeação no concurso público será realizada dentro do prazo de validade do certame e os candidatos aprovados serão convocados, observada estritamente a ordem de classificação nos cargos, de acordo com a necessidade e conveniência da Administração Municipal.