3. Governo e Administração
  4. Concurso da Prefeitura: Mais de 82% compareceram no segundo dia de provas
Concurso da Prefeitura: Mais de 82% compareceram no segundo dia de provas Autor: Agência Santarém

Concurso da Prefeitura: Mais de 82% compareceram no segundo dia de provas

Dannie Oliveira
Concurso público visa o provimento de 1.457 vagas e formação de cadastro reserva

Candidatos aos cargos de ensino fundamental, superior e pedagogos do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Santarém, participaram neste domingo (28) do segundo dia de provas. No turno da manhã foi realizada a prova apenas para o cargo de servente, para um total de 3.943 candidatos, dos quais 731 não compareceram. À tarde, ocorreram as provas para nível superior e pedagogos, sendo que dos 4.687 candidatos inscritos, 852 faltaram. O concurso para 1.457 vagas é realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Administração (Semad),  e o Instituto Vicente Nelson é o responsável pela aplicação do certame.

As provas objetivas e discursivas aconteceram em 16 escolas da cidade, sendo que as de ensino fundamental tiveram 3 horas e meia de duração, a de ensino superior 4 horas e as de pedagogo 5 horas, conforme explicou Miqueias Luz, gerente administrativo e responsável técnico do Instituto Vicente Nelson.

Paulo Jesus, secretário de Administração, e Miquéias, do Instituo Nelso Vicente: concurso ocorreu de forma tranquila, sem alterações.

“O concurso em si nesse segundo dia foi muito tranquilo. Pela parte da manhã, tivemos a presença e a participação do Ministério Público que foi convidado pela organizadora para acompanhar os procedimentos internos. Não houve nenhuma intercorrência, nenhum relato de situações que viessem a abonar o trabalho realizado. A equipe estava bem orientada e contamos com profissionais capacitados. Tivemos alguns candidatos que acabaram não se atentando ao horário de fechamento dos portões, mas isso foi pontual. No mais, a aplicação foi um sucesso”, frisou Luz.

O processo seletivo compreende três etapas: a prova escrita objetiva de múltipla escolha, eliminatória e classificatória para todos os cargos; a prova discursiva, eliminatória e classificatória para o cargo de pedagogo e cargos de docência; e a prova de títulos, apenas classificatória para cargos de nível superior. A nomeação dos aprovados será realizada dentro do prazo de validade do certame, respeitando a ordem de classificação nos cargos de acordo com a necessidade e conveniência da Administração Municipal.

A segunda etapa de provas deste domingo 28 de janeiro, concluiu a execução das provas objetivas e discursivas. Os candidatos devem ficar atentos aos próximos passos do processo, que podem ser acompanhados no site do Instituto Vicente Nelson, como destacou o secretário municipal de Administração, Paulo Jesus.

“Pelo que estabelece o cronograma, a lista definitiva dos candidatos que foram aprovados no certame será divulgada no dia 19 de março. Foi uma concorrência bastante acirrada para as 1.457 vagas disponibilizadas pelo governo municipal. Tivemos mais de 28 mil candidatos inscritos e comparecimento nos dois dias de prova ficou em 80%, o que foi muito bom. A expectativa é boa, e o município irá receber em breve candidatos qualificados para prestar um bom serviço a coletividade, integrando o quadro de servidores efeitos da prefeitura” destacou Paulo Jesus.

Após a homologação do concurso público, os candidatos aprovados serão submetidos à etapa de comprovação de requisitos e exames médicos, sendo esta última de caráter eliminatório. As vagas disponibilizadas no certame foram para cargos nas Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), Mobilidade e Trânsito (SMT), Trabalho e Assistência Social (Semtras), Educação (Semed) e Meio Ambiente (Semma).