3. Governo e Administração
  4. 7ª Edição do PPBC leva serviços essenciais à comunidade Santana do Ituqui e região de rios
7ª Edição do PPBC leva serviços essenciais à comunidade Santana do Ituqui e região de rios Autor: Divulgação PPBC

Cibele Pixinine
Com uma equipe dedicada e diversos parceiros envolvidos, o evento registrou um total significativo de atendimentos, com 3.056 intervenções.

Na última sexta-feira,19, a 7ª edição do Programa Prefeitura nos Bairros e Comunidades (PPBC), do ano de 2024, alcançou mais uma vez as comunidades ribeirinhas do município de Santarém, levando uma gama de serviços aos cidadãos da região de rios. A ação é quinzenalmente promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semg), com apoio das demais secretarias e coordenadorias municipais, além de outros órgãos públicos e empresas privadas.

Realizado na Escola Municipal União Santana, na comunidade Santana do Ituqui, o evento proporcionou um amplo leque de atendimentos que beneficiaram não somente os moradores de Santana do Ituqui, mas, também, de comunidades vizinhas, incluindo: Nova Vista, Vila Marcos, São José, São Raimundo, São Benedito, Conceição, Aracampina, Fé em Deus, Nossa Senhora de Lurdes, Santarém Miri, Serra Grande, Pau Darco, Patos do Ituqui, Cabeceira do Marajá, Nova Esperança, Poço Branco, Palmas e Nova Vitória.

Walkiria Coelho, coordenadora do PPBC, enfatizou a dedicação da administração pública em reafirmar o seu compromisso em levar serviços essenciais e atendimento direto aos cidadãos.

"Nossos números refletem o compromisso da administração municipal em levar serviços essenciais diretamente às comunidades, garantindo acesso facilitado a uma série de necessidades básicas e fundamentais para o bem-estar e desenvolvimento local. O PPBC, através de suas edições, reforça o vínculo entre poder público e comunidade, promovendo inclusão e cidadania”, disse.

Com uma equipe dedicada e diversos parceiros envolvidos, o evento registrou um total significativo de atendimentos, somando 3.056 intervenções. Entre os serviços oferecidos, destacaram-se:

• Semtras: A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social realizou 649 atendimentos, oferecendo suporte e orientação sobre programas sociais essenciais para a comunidade.
  • Semsa: A Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 1.245 atendimentos, promovendo cuidados médicos, vacinação e conscientização sobre saúde preventiva.
  • Polícia Civil: Com 200 atendimentos, a Polícia Civil reforçou sua presença na comunidade, oferecendo serviços para emissão de identidade.
  • Profissionaliza: Com 165 atendimentos, o programa Profissionaliza ofereceu opções de beleza como corte de cabelo, sobrancelha e massagens.
  • Defensoria Pública Estadual: Registrando 52 atendimentos, a Defensoria Pública Estadual ofereceu suporte jurídico e orientações legais aos cidadãos.
  • Cartório 3° Ofício e Cartório Fioretti: Juntos, registraram 147 atendimentos, fornecendo serviços de registro civil e notarial, facilitando procedimentos legais.
  • Xerox: Com um expressivo número de 388 atendimentos, a equipe da Xerox ofereceu serviços de cópias para os moradores.
  • Emissão de Fotos 3x4: Foram 150 atendimentos que auxiliaram o acesso aos serviços que necessitam de fotos para identificação.
  • Equatorial Energia: Com 18 atendimentos, a Equatorial Energia ofereceu suporte e orientações sobre o fornecimento de energia elétrica.
  • Ótica Coliseu: Com 42 atendimentos, a ótica proporcionou a aquisição facilitada de óculos, promovendo a saúde ocular na comunidade.