Crianças e familiares participantes do 12º Círio das Crianças receberam viseiras distribuídas pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através da Equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti). As mil viseiras foram distribuídas na concentração dos fiéis em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima, na manhã deste domingo (18).
A secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito destacou que além de proteger os fiéis do sol, o objetivo das viseiras é levar os contatos dos três Conselhos Tutelares de Santarém para receber denúncias sobre casos de trabalho infantil no município. "Temos o dever de levar essas informações ao maior número de pessoas, a fim de sensibilizar quanto a importância de juntos enfrentarmos o trabalho infantil e protegermos nossas crianças e adolescentes", afirmou Celsa.
Segundo a coordenadora do Aepeti Carise Pedroso, que esteve com sua equipe realizando a distribuição, essa é a quarta Ação da Campanha "Brincar, Estudar, Viver. Trabalhar Só quando Crescer" lançada em fevereiro, pela equipe do Aepeti, com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) cujo objetivo é divulgar e sensibilizar a população quanto o combate ao trabalho Infantil e também divulgar os canais para denúncias. "Foi mais um importante momento de divulgação dos contatos dos Conselhos Tutelares e também do disque denúncia, o disque 100, desejamos que a população nos ajude denunciando contra o trabalho infantil", ressaltou a coordenadora.
Crianças, pais, avós, participantes um modo geral receberam as viseiras que os acompanharam durante o percurso do Círio Mirim de Nossa Senhora da Conceição.