4. Violonista Sebastião Tapajós receberá homenagem na Casa da Cultura nesta quarta
Violonista Sebastião Tapajós receberá homenagem na Casa da Cultura nesta quarta Autor: Desconhecido

Violonista Sebastião Tapajós receberá homenagem na Casa da Cultura nesta quarta

Agencia Santarém

Sebastião Pena Marcião artisticamente conhecido como Sebastião Tapajós, 76 anos de idade, é um violonista consagrado no Brasil e na Europa. Nascido em 16 de abril de 1942 é santareno de registro e possui grande legado no segmento artístico. São tantos feitos pela arte instrumental que o artista será homenageado nesta quarta-feira (30), no auditório da Casa da Cultura, com o tema "Santarém do Tapajós: rio abaixo rio acima". O tributo foi idealizado pelo grupo de amigos do compositor com apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Na ocasião será promulgada por meio de lei a pensão vitalícia ao violonista.

Segundo o titular da pasta da cultura no município, Luis Alberto Figueira, o "Pixica", a homenagem é justa ao músico que leva o nome de Santarém a vários lugares do mundo. "Ele incorporou o amor pela cidade na atividade profissional de violonista. Um amor que inclui o nome do rio que banha a cidade santarena, Tapajós. Por conta disso os amigos de Sebastião estão preparando um grande evento musical em reconhecimento a esta pessoa dedicada a música popular solo e de violão", destacou.

Figueira disse ainda que a Câmara Municipal de Santarém foi sensata ao reconhecer o artista aprovando por unanimidade o projeto de lei que concederá uma pensão vitalícia no valor de três salários mínimos a ele. "O Prefeito Nélio Aguiar vai sancionar a lei que será promulgada na noite de homenagem. Posteriormente será publicada a partir de amanhã a vigência. Tenho certeza que será uma noite inesquecível, pois a maior virtude do homem não é reconhecer o próprio erro e sim reconhecer o valor do próximo", finalizou.

Em 2017 teve a música "Rei Solano" do disco "Aos da guitarrada" incluída na novela de horário nobre "A força do querer", da rede globo. Grande parte do legado artístico de Sebastião Tapajós está detalhado na obra "Sebastião Tapajós, 50 anos de vida artística", do organizador Cristovam Sena, publicado em 2013.

Alguns fragmentos do livro discorrem sobre a revelação artística do violonista. "Trata-se do jovem Sebastião Tapajós que integra o conjunto 'Os Mocorongos' dirigido pelo professor Gelmirez Melo e Silva. Sebastião dedilha com maestria o violão, executando as mais difíceis composições como foi o caso de ontem quando em meu programa tocou 'Sereneta de Schubert', 'Le lae de comme' e outras." (p. 11) . Fonte: O Liberal (27/10/1961)

Outros trechos da obra destacam sobre o domínio musical de Sebastião que empolga público e mestres.

"Se você ainda não ouviu falar na imensa versatilidade atística de um jovem paraense ao violão – Sebastião Tapajós, integrante do conjunto 'Os Mocorongos' – lamentamos declarar sua desatualização com um dos mais lídimos valores artísticos da nova geração de nossa terra. Quem o diz não é o redator desta coluna são as vozes de Adelermo Matos, diretor do conservatório de Belas Artes do Pará, do cronista social, Pierre Beltrand, das não menos conhecidas figuras de Augusto Meira Filho e César de Alencar. Todos proclamam o valor do rapaz de 18 anos. É filho de Santarém, Sebastião Tapajós [...] toca desde os doze anos e, embora autodidata tem apreciáveis conhecimentos musicais e, o que é mais importante, real talento pois, inclusive domina, segundo Adelermo Matos, uma das coisas mais sutis em música – os sons harmônicos (p. 12 e 13)." Fonte: Recital (SAI) (03/11/1961)

Confira a programação da homenagem "Santarém do Tapajós: rio abaixo rio acima".
• Apresentação do telão.
• Cristovam Sena: Sebastião 50 anos de vida artística
• Ricardo Queiroz e Silva: apresenta a discografia
• Odilson Matos: interpreta "Luar de Santarém", conta estórias de Sebastião
• Hélcio Amaral - poesia
• Paulo Ivan - canto
• Regional Mocorongo - interpretando Sebastião Tapajós.
• Andresson Dourado – tocará com Sebastião Tapajós
• Palavra franqueada para homenagem especial
• Sanção da Lei pelo Prefeito Nélio Aguiar.
• Encerramento com a bateria do Bloco da Pulga interpretando samba enredo em homenagem a Sebastião Tapajós.

Alciane Ayres – Assessora de comunicação da Semc
Contato: (93-99179-4634 / 98130-8014) / ascom.semc.stm@gmail.com