1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Usuários do Centro POP Santarém participam de oficina de geração de renda
Usuários do Centro POP Santarém participam de oficina de geração de renda Autor: Desconhecido

Usuários do Centro POP Santarém participam de oficina de geração de renda

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Denominada ChocoPOP, a exposição dos resultados da 2ª edição da Oficina de Geração de Renda do Centr...

Denominada ChocoPOP, a exposição dos resultados da 2ª edição da Oficina de Geração de Renda do Centro POP Dom Lino Vombommel, realizada na tarde de sexta-feira (20), no Restaurante Popular foi um sucesso. A oficina teve duração de uma semana e tinha a finalidade de ensinar os usuários a confeccionar, embalar e fazer os preços de bombons de chocolate. Como resultado, 43 kits contendo três chocolates cada foram fabricados e vendidos na primeira hora de exposição. (Faça download das fotos)

A oficina possibilitou a formação de 15 moradores em situação de rua, atendidos pela instituição e teve como objetivo cumprir a missão do Centro - contribuir para a construção ou reconstrução de novos projetos de vida, além de restaurar e preservar a autonomia da população em situação de rua.

De acordo com o coordenador do Centro POP, David Lima, o projeto também visa promover a educação financeira. "Mais uma vez um grande sucesso alcançado não só com a venda que foi total, mas com o principal objetivo que foi plantar a semente na vida dos nossos usuários. A oficina de bombons de chocolate foi realizada de modo participativo e cooperativo, na qual os recursos obtidos com a venda foram divididos tirando o valor do custo da fabricação e o lucro foi dividido entre os usuários. O capital devolvido ao Centro será revertido para outras oficinas de geração de renda," explicou.

Lima citou dois exemplos de usuários que tem aproveitado as oportunidades: O primeiro é Rubem Levi Silva Moraes, de 29 anos, que participou da primeira oficina de confecção de Alfajors, já está colocando em prática o que aprendeu. Ele fabrica os alfajors nas sextas-feiras para aproveitar a movimentação dos sábados.

O segundo exemplo é Ednaldo Kennedy dos Santos Vasconcelos, de 32 anos, do município de Manaus. Atendido há 16 dias no Centro Pop relatou que a experiência de produzir e vender o chocolate foi um grande desafio, além de despertar a curiosidade das pessoas. "É um trabalho muito bom, as pessoas querendo ouvir nossa história, ficam interessados em saber como funciona, é uma atividade muito boa que nos proporciona um aprendizado," avaliou.

No dia 24 de março o Centro realizou a 1ª Oficina Alfajor do Centro POP, momento em que os usuários participaram aprendendo todo o processo de produção: a confecção, a embalagem, a etiquetagem, a formação do preço e a venda do produto. Na oportunidade 60 Alfajors foram vendidos.

Sobre
O Centro POP Dom Lino Vombommel é um equipamento da Prefeitura de Santarém administrado através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) - unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. A Semtras realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. Em Santarém, o Centro Pop disponibiliza, também, o serviço de abordagem social. O Centro funciona na Trav. Moraes Sarmento, Nº 800, entre as avenidas Marechal Rondon e Presidente Vargas, bairro Santa Clara.

Saiba Mais:

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.