4. Usuários do Centro POP Santarém participam de oficina de geração de renda
Usuários do Centro POP Santarém participam de oficina de geração de renda Autor: Desconhecido

Usuários do Centro POP Santarém participam de oficina de geração de renda

Agencia Santarém

Denominada ChocoPOP, a exposição dos resultados da 2ª edição da Oficina de Geração de Renda do Centro POP Dom Lino Vombommel, realizada na tarde de sexta-feira (20), no Restaurante Popular foi um sucesso. A oficina teve duração de uma semana e tinha a finalidade de ensinar os usuários a confeccionar, embalar e fazer os preços de bombons de chocolate. Como resultado, 43 kits contendo três chocolates cada foram fabricados e vendidos na primeira hora de exposição. (Faça download das fotos)

A oficina possibilitou a formação de 15 moradores em situação de rua, atendidos pela instituição e teve como objetivo cumprir a missão do Centro - contribuir para a construção ou reconstrução de novos projetos de vida, além de restaurar e preservar a autonomia da população em situação de rua.

De acordo com o coordenador do Centro POP, David Lima, o projeto também visa promover a educação financeira. "Mais uma vez um grande sucesso alcançado não só com a venda que foi total, mas com o principal objetivo que foi plantar a semente na vida dos nossos usuários. A oficina de bombons de chocolate foi realizada de modo participativo e cooperativo, na qual os recursos obtidos com a venda foram divididos tirando o valor do custo da fabricação e o lucro foi dividido entre os usuários. O capital devolvido ao Centro será revertido para outras oficinas de geração de renda," explicou.

Lima citou dois exemplos de usuários que tem aproveitado as oportunidades: O primeiro é Rubem Levi Silva Moraes, de 29 anos, que participou da primeira oficina de confecção de Alfajors, já está colocando em prática o que aprendeu. Ele fabrica os alfajors nas sextas-feiras para aproveitar a movimentação dos sábados.

O segundo exemplo é Ednaldo Kennedy dos Santos Vasconcelos, de 32 anos, do município de Manaus. Atendido há 16 dias no Centro Pop relatou que a experiência de produzir e vender o chocolate foi um grande desafio, além de despertar a curiosidade das pessoas. "É um trabalho muito bom, as pessoas querendo ouvir nossa história, ficam interessados em saber como funciona, é uma atividade muito boa que nos proporciona um aprendizado," avaliou.

No dia 24 de março o Centro realizou a 1ª Oficina Alfajor do Centro POP, momento em que os usuários participaram aprendendo todo o processo de produção: a confecção, a embalagem, a etiquetagem, a formação do preço e a venda do produto. Na oportunidade 60 Alfajors foram vendidos.

Sobre
O Centro POP Dom Lino Vombommel é um equipamento da Prefeitura de Santarém administrado através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) - unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. A Semtras realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. Em Santarém, o Centro Pop disponibiliza, também, o serviço de abordagem social. O Centro funciona na Trav. Moraes Sarmento, Nº 800, entre as avenidas Marechal Rondon e Presidente Vargas, bairro Santa Clara.

Saiba Mais: