1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Usuárias da assistência social são certificadas em curso de corte e costura
Usuárias da assistência social são certificadas em curso de corte e costura Autor: Desconhecido

Usuárias da assistência social são certificadas em curso de corte e costura

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Quarenta e cinco mulheres usuárias dos serviços da Assistência Social da Prefeitura Municipal de San...

Quarenta e cinco mulheres usuárias dos serviços da Assistência Social da Prefeitura Municipal de Santarém foram certificadas na manhã desta quarta-feira (11), pelo Programa de Qualificação Profissional do Município, projeto “Mãos que Costuram Sonhos”  realizado pelo Acessuas Trabalho em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), após participação em dois cursos de corte e costura realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República e o outro no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Os equipamentos são da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

As usuárias chegaram orgulhosas com suas primeiras produções para expor durante o evento. Elas foram a protagonistas e levaram suas expectativas de um ano melhor, já que tiveram a oportunidade de ampliar seus horizontes.  

Eliana Marinho de Altaides, trajando uma blusa de sua criação,  já se intitulando costureira, contou sobre a oportunidade de participar do curso. “Eu não achei muito complicado, eu nem tinha terminado de fazer o curso e já estava sendo procurada para fazer uma bainha, um ajuste, e pra mim foi muito bom, pois já ganho um dinheirinho extra com a costura.”

“A Artesã Elda Oliveira, participante do curso no Cras Nova República, falou da felicidade de aprender mais um ofício. ”Para quem não sabia nem enfiar a linha na agulha, estou muito feliz, já produzi algumas peças, já posso fazer bolsas, calcinhas, cuecas para os meus netos, tudo o que a gente aprende tem uma finalidade e vou gerar renda e por isso estou muito feliz.”

O Prefeito Nélio Aguiar participou da certificação e destacou que Santarém está aumentando as oportunidades das pessoas através da carteira assinada com emprego formal, aumento significativo de oportunidade de trabalho nos últimos três anos, batendo recorde em 2019 e também contribuindo com a geração de renda, a manipulação de alimentos, panificação, corte e costura. “Ficamos muito felizes, com mais essa atividade do Acessuas, da Semtras, cuidando das pessoas, trabalhando a capacitação dessas mulheres. Santarém conta com um grande mercado das confecções. O interessante que muitas delas já vieram vestidas em suas produções e também aproveitaram para expor”.

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, pontuou sobre a certificação. “A sensação é de dever cumprido. Santarém aderiu ao Acessuas Trabalho em 2018 e de lá pra cá aconteceram importantes parcerias que culminaram na oferta de cursos que possibilitarão uma vaga no mundo no trabalho. A intenção é mostrar que o que elas querem, eles podem. O objetivo do programa é dar possibilidade para que as mulheres possam prover de sua renda. Acreditamos que 2020 será um ano diferente, com mais possibilidades para elas”.

Tatiana Amormino, procuradora do MPT em Santarém, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Santarém. “O Ministério faz destinações de recursos obtidos por meio de multas e de danos morais coletivos em razão de empresas que descumprem a legislação trabalhista para beneficiar projetos como esse da prefeitura relacionados a geração de renda, de trabalho descente para essas mulheres em situação de vulnerabilidade social”.

A vereadora Maria José Maia representou a Câmara Municipal no evento e Milene Moura esteve representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

O Acessuas Trabalho Santarém é coordenado por Louise Aguiar. 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.