A prevenção e o combate ao novo coronavírus continuam sendo adotados pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Implantada para otimizar atendimentos e diagnóstico precoce de pessoas com sintomas gripais, a Unidade Descentralizada na Escola Madre Imaculada que atuou no último fim de semana, permanece com atividades.
A secretária de Saúde, Dayane Lima, ressaltou que os serviços itinerantes engajam o atendimento durante a liberação gradual dos serviços em Santarém. “Temos que ter um planejamento voltado para dar suporte aos usuários do Sistema Único de Saúde que necessitarem de atendimentos, para avaliações das síndromes gripais, principalmente neste período em que está sendo feito a liberação gradual de trabalhos não essenciais. Precisamos estar sempre vigilantes para qualquer anormalidade que surgir, por isso a Unidade Descentralizada continuará em funcionamento”, explicou a titular.
Os atendimentos realizados nas unidades descentralizadas e nas ações itinerantes estão sendo uma grande arma contra o avanço da covid-19. "Esse atendimento preventivo e precoce tem evitado a evolução da doença e ocupação de leitos, consequentemente salvando vidas", disse o prefeito Nélio Aguiar.
No último final de semana, foram realizados 230 atendimentos com os seguintes procedimentos:
Dia 04 de julho (sábado)
Total de atendimentos: 129
Consulta médica: 121
Notificações: 80
Remoções para UPA: --
Medicação dispensada: 2.328
Dia 05 de julho (domingo)
Total de atendimentos: 101
Consulta médica: 98
Notificações: 62
Remoções para UPA: 01
Medicação dispensada: 3.882
O Governo Municipal, por hora, permanece com os atendimentos na Escola Madre Imaculada, mas já estuda um novo local de ativação em virtude da previsão de retorno as aulas, por parte do Governo do Pará, no segundo semestre de 2020.