4. Umeis e Cemeis iniciam ‘Semana do Brincar’ para incentivar brincadeiras entre pais e filhos
Umeis e Cemeis iniciam ‘Semana do Brincar’ para incentivar brincadeiras entre pais e filhos Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Ronnie Dantas

Programação vai até a sexta-feira (28).

Com o tema “Casinha das Infâncias: Um resgate das brincadeiras em família em tempos de pandemia”, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI) promove ao longo desta semana a 2ª edição do Projeto Brincar. A programação inicia nesta segunda-feira (24), com uma carreata que percorrerá a Avenida Anysio Chaves e ruas do centro. A Semana do Brincar prosseguirá até a próxima sexta (28), nas Unidades e Centros de Educação Infantis de Santarém (Umeis e Cemeis).

Na carreata, Umeis e Cemeis irão participar por polos e cada um será identificado por uma cor de balão. Polo 1: balão branco; polo 2: azul; polo 3: verde e polo 4: amarelo.

De acordo com a coordenadora do NTEI, professora Aline Fernandes, o projeto tem como proposta utilizar o período de pandemia para incentivar as famílias a brincar com os filhos uma vez que a atividade normalmente é desenvolvida nas Unidades e Centros Infantis. “O brincar faz parte do currículo da educação infantil e a promoção das brincadeiras nos espaços domésticos visa aproveitar melhor o tempo com a família com a devida orientação quanto aos benefícios dessa atividade para o desenvolvimento integral das crianças das Umeis e Cemeis do nosso município de Santarém”, destacou a professora.

Legenda da foto 2: 1ª edição da Semana realizada em 2019.

Conforme a coordenação, as brincadeiras e jogos ficam a critério de cada Unidade. No dia 27, haverá socialização das brincadeiras realizadas pelos professores na Praça Anysio Chaves, com obediência aos protocolos sanitários. E, no dia 28, o encerramento será com transmissão ao vivo pelas redes sociais, às 17h.

Confira a programação:

Brincadeiras e jogos.

À critério de cada Unidade

Brincadeiras e jogos

À critério de cada Unidade

Socialização das brincadeiras realizadas pelos professores

Praça da Anysio Chaves.

Transmissão ao Vivo pelas redes sociais.

Sobre a SMB

A Semana Mundial do Brincar (SMB) é promovida pela Aliança pela Infância, com o engajamento dos cerca de 30 núcleos espalhados pelo país, e tem o objetivo de difundir a importância do brincar. Realizada desde 2009, a mobilização é uma extensão do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. Esta é a 2ª edição da Semana que em Santarém, ocorre em parceria com a Semed. A 1ª edição foi em 2019.