A Unidade Municipal de Educação Infantil do bairro Maicá encerrou nesta sexta-feira, 28, a programação alusiva a Semana do Trânsito. Com o tema: "Aprendendo a conviver com o trânsito" foi realizada uma blitz educativa, em frente à escola.
Segundo a professora Marta Martins, o objetivo foi trabalhar a educação para trânsito por meio da obtenção de conhecimento, explorando temas relativos aos problemas que envolvem a relação: criança e trânsito.
A iniciativa envolveu o quadro de colaboradores do turno vespertino da unidade, os pais e responsáveis e, ainda contou com a participação de aproximadamente 50 crianças. Todos abordaram os condutores dos veículos que passaram em frente da unidade na hora da blitz. "Contamos também com a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), com a presença de uma educadora e dois agentes de trânsito", ressaltou.
O trabalho de conscientização se deu por meio de panfletagem e diálogo com os condutores de veículos que por ali passaram. "Tivemos a oportunidade de dizer a eles que ao passarem em frente da unidade reduzam a velocidade e quando fizerem as manobras se seus veículos o façam com atenção redobrada, uma vez que naquele local, nos horários da entrada e da saída, o fluxo de crianças é intenso", observou Marta.
A Umei Maicá atende 72 crianças na faixa etária de 2 e 3 anos de idade e envolve a participação direta de 70 famílias que são beneficiadas pelo serviço da unidade, como usuário por meio de suas crianças.
A professora lembrou ainda que naquele trecho, as ruas São Cristóvão e Maicá são mais movimentadas, exatamente onde a Umei está localizada. Mesmo que não haja histórico de acidentes graves, as unidades escolares não podem abdicar da educação preventiva junto à comunidade, especialmente, com os condutores dos veículos.
Além disso, segundo a professora, ainda se vê muitas crianças brincando nas ruas onde há fluxo de carros pequenos, ônibus e motocicletas. Nesse sentido, para a coordenação da unidade, a conscientização e a prevenção é de extrema importância para evitar possíveis acidentes, principalmente, envolvendo as crianças.
Para finalizar, a professora Marta Martins destacou que a palestra da educadora da SMT foi muito importante, pois tratou sobre a obediência as sinalizações de trânsito e esse conteúdo despertou nos pequeninos o aprendizado sobre o trânsito através do lúdico. "Temos certeza que algo permaneceu em suas cabecinhas e que será útil ao precisarem desses aprendizados em situações reais do dia a dia", finalizou.