1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Um passeio entre dois rios
Um passeio entre dois rios Autor: Desconhecido

Um passeio entre dois rios

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Cartão postal de Santarém, o encontro dos rios Tapajós e Amazonas encanta quem visita a orla da cid...

Cartão postal de Santarém, o encontro dos rios Tapajós e Amazonas encanta quem visita a orla da cidade. Ali, o espetáculo da natureza é a atração principal. Os dois rios permanecem unidos sem se misturar por oito quilômetros formando um contraste na paisagem.

Para quem quer ver de perto o fenômeno, a dica é fazer um passeio de lancha. O serviço é ofertado no Terminal Fluvial Turístico. Um condutor local de turismo credenciado é quem pilota a embarcação.

Os mais aventureiros podem até mergulhar e sentir na pele a experiência. “Os rios não se misturam porque as águas têm densidade e temperatura diferente. Se você nadar de um para o outro vai perceber que um é gelado e o outro mais quente, disse o condutor Elvis Pereira. @elvistour

Depois de ver o encontro dos rios, o passeio segue para comunidade Igarapé Açú. As casas são construídas sobre as águas. Ao invés de galinhas, os moradores criam patos no quintal. Os animais se esbaldam com a quantidade de água a disposição. As plantas também são aquáticas, como as vitórias-régias, que viram cenário para belas fotografias.

Na comunidade também há floresta. Nessa parte do passeio, o condutor recolhe a cobertura da lancha, que se transforma em uma canoa para caber nos caminhos estreitos da floresta alagada. O canto dos pássaros dá boas-vindas aos visitantes.

As preguiças também vivem nas árvores e seguem tranquilamente o curso da vida enquanto modelam para fotografias. No caminho, é irresistível não tocar na água gelada ou nas folhas, troncos e cipós intactos pela ação do homem, mas o condutor pede para o turista manter as mãos dentro da embarcação para não se machucar, caso ela toque nas árvores.

O passeio é relaxante e seguro. Além dos coletes salva-vidas, o uso de máscaras passou a ser obrigatório, assim como a higiene da embarcação, que ficou ainda mais rígida. Para evitar contaminações pelo novo Coronavírus, os condutores seguem as recomendações de segurança do plano de retomada do turismo.

Juntos pelo Turismo no Tapajós

A campanha é uma estratégia do governo municipal para promover o turismo responsável na região. Depois de quatro meses, o setor iniciou um processo gradual de retomada, que leva em consideração as recomendações de segurança definidas pelo plano de retomada do turismo, elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Setur, em conjunto com os municípios.

Em Santarém, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) criou uma marca para identificar as ações que fazem parte desse trabalho de retomada responsável. A Campanha “Juntos pelo Turismo no Tapajós” orienta o trade, estrutura e promove o destino de acordo com o plano de retomada e com as decisões do Comitê de Gestão de Crise da cidade.

Além de cursos e pesquisas, a Prefeitura já iniciou o trabalho de promoção e orientação com visitas técnicas e produção de conteúdo audiovisual e em texto para divulgação.

No final de 2019, a cidade foi eleita destino brasileiro tendência número um para 2020 e até conquistou o direito de sediar o 37º Congresso Nacional de Jornalistas Especializados em Turismo. O objetivo da Campanha Juntos pelo Turismo no Tapajós é garantir que o turismo na cidade volte o mais breve possível ao lugar de destaque que havia conquistado antes da pandemia, sem desobedecer as recomendações de segurança.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.