4. Últimos dias de inscrições para o "I Festival de Choro" do Pará
Últimos dias de inscrições para o "I Festival de Choro" do Pará Autor: Desconhecido

Últimos dias de inscrições para o "I Festival de Choro" do Pará

Agencia Santarém

Terminam no próximo dia 31 de maio as inscrições para o "I Festival de Choro" do Pará. O evento é uma parceria da Prefeitura de Santarém, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), como patrocínio do Ministério da Cultura (Minc), através de Emenda Parlamentar do deputado federal Arnaldo Jordy. Dentre o processo do festival será realizada uma eliminatória em Santarém com previsão para ocorrer em 16 de junho, às 20h30, no auditório da Casa da Cultura.

O secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira, informou sobre os objetivos do festival. "Incentivar a cultura do choro, estimular a produção musical, revelar novos talentos e valorizar os cantores, os compositores e os músicos, além de promover o intercâmbio artístico-cultural. Santarém estará junto a execução deste projeto pioneiro no estado paraense", disse o titular da pasta da cultura no município.

A inscrição é gratuita, feita através de ficha que deve ser enviada para o e-mail: festivaldochorodopara@gmail.com. Podem participar compositores e/ou músico residente no território nacional.

O festival aceitará inscrições nas categorias: choro cantado e choro instrumental, podendo ser inscritas qualquer vertente de gênero choro-choro canção, choro ligeiro, choro camerístico, choro sinfônico (com redução para regional). O concorrente só poderá se inscrever em um município.

Cada participante poderá inscrever no máximo duas músicas, mas somente uma poderá ser selecionada para as eliminatórias. Serão computadas para efeito do item acima as músicas inscritas em parcerias, letrista ou compositor.

A eliminatória no município de Santarém contará com show Choro da Casa com Marcos Puff, Djalma Pereira e convidados.

Confira informações gerais do edital e a ficha de inscrição.

O processo seletivo será composto pelas seguintes fases:
a) Período de inscrições: 17 a 31/05/2018;
b) Eliminatória Santarém: 16/06/2018 - apresentação de 12 músicas selecionadas;
c) Eliminatória Belém: 23/06/2018 - apresentação de 14 músicas selecionadas;
d) Final em Belém: 24/06/2018 - apresentação das 12 músicas selecionadas durante as duas eliminatórias; no Teatro da Paz, domingo, às 20 h;
e) Show em homenagem ao aniversário da Casa do Gilson, no espaço cultural Casa do Gilson - 22/06/2018, às 20h30.
Premiação:
Todas as 12 músicas classificadas para a final terão direito a premiação de R$ 1.000 reais, a ser liberada aos vencedores até no máximo 30 dias após a divulgação do resultado.

Serão considerados como vencedores do "I Festival de Choro" do Pará os concorrentes que tiverem as três maiores pontuações e o grupo musical que receber a maior pontuação, tendo direito as seguintes premiações:
a) 1º Lugar ....................................................R$ 10.000,00 (Dez Mil Reais)
b) 2º Lugar.....................................................R$ 8.000,00 (Oito Mil Reais)
c) 3º Lugar......................................................R$ 6.000,00 (Seis Mil Reais)
d) Melhor grupo instrumental ......................R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais)

Não haverá empates em nenhuma das premiações.