1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. UBS Fluvial Abaré realiza atendimentos nas comunidades ribeirinhas de Santarém
UBS Fluvial Abaré realiza atendimentos nas comunidades ribeirinhas de Santarém Autor: Desconhecido

UBS Fluvial Abaré realiza atendimentos nas comunidades ribeirinhas de Santarém

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
O Barco Abaré iniciou nesta terça-feira (19), as visitas às comunidades da região do Rio Tapajós, ag...

O Barco Abaré iniciou nesta terça-feira (19), as visitas às comunidades da região do Rio Tapajós, agora como Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial. Durante 10 dias, a embarcação deve percorrer 40 comunidades do Tapajós, levando atendimento de saúde aos moradores.

A embarcação saiu para iniciar as visitas às comunidades do Tapajós na noite da segunda-feira (18), do porto Marques Pinto. O prefeito Nélio Aguiar e a secretária de Saúde, Dayane Lima, acompanharam a saída da embarcação e aproveitaram para conversar com a equipe que estará atendendo as comunidades.

A embarcação aportou ontem (19) na comunidade de Vila Franca, onde atendeu àquela comunidade e o entorno. Hoje (20), a embarcação está em Anumã, onde atende os moradores de lá e das comunidades de Carão, Pedra Branca e Solimões. Amanhã (21), será a vez dos moradores da comunidade de Capixauã, Suruacá e Vista Alegre. As visitas devem continuar até o dia 28 de junho, quando o Abaré estará na comunidade de Samaúma, a última comunidade visitada nesta primeira viagem da embarcação como Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial.

A ação acontece graças a um termo de acordo de cooperação mútua assinado no dia 15 de junho, entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Uma espécie de acordo de cessão de uso conjunto tornando o Abaré uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial. Através da parceria entre o município e a Universidade, a embarcação continua sob a administração da Ufopa, que fica com a responsabilidade pela sua manutenção e guarda e o município fará o uso da embarcação nas ações de assistência à saúde das comunidades ribeirinhas da região do Tapajós, disponibilizando atendimento médico através de suas equipes multiprofissionais.

Com o reconhecimento da embarcação como UBS fluvial, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar recursos para que os serviços de atendimento sejam mantidos. O prefeito Nélio Aguiar informou que esses recursos vão ajudar a manter um atendimento de saúde de qualidade e regular à população ribeirinha da região do Tapajós.

A secretária de Saúde, Dayane Lima disse que os atendimentos levados aos usuários são diversos e facilitam o acesso deles aos serviços de saúde. Dentre os atendimentos disponibilizados pelo Abaré, estão: consulta odontológica (extração, restauração, limpeza, aplicação de flúor, etc.), consultas médicas, exames de Preventivo do Câncer de Colo de Útero (PCCU), vacinação e atendimento de enfermagem, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites virais), remédios da farmácia básica e pré-natal.

A equipe do Abaré conta com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, odontólogo, técnico em saúde bucal, técnico em patologia, agente de endemias, farmacêutico e pessoal de apoio, levando atendimento humanizado e de qualidade aos moradores das comunidades ribeirinhas do município.

Saiba Mais:

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.