1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Turistas do cruzeiro Viking Sea apreciam o acervo do Centro Cultural João Fona
Turistas do cruzeiro Viking Sea apreciam o acervo do Centro Cultural João Fona Autor: Desconhecido

Turistas do cruzeiro Viking Sea apreciam o acervo do Centro Cultural João Fona

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Turista estrangeiro aproveita para registrar cerâmica Tapajó. Foto-Alciane Ayres/Semc O cruzeiro de...

Turista estrangeiro aproveita para registrar cerâmica Tapajó. Foto-Alciane Ayres/Semc

O cruzeiro de bandeira norueguesa Viking Sea faz parte da rota turística internacional 2019-2020. Ele aportou na Pérola do Tapajós nesta sexta-feira 28 com aproximadamente 1.200 turistas. Desses, 714 estiveram nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF) e vivenciaram momentos de conhecimento sobre vários pontos históricos da poética Pérola do Tapajós.

Segundo o guia de turismo do Centro Cultural João Fona, Newton Magno Santos, há grande fluxo de atendimentos no prédio. "Nós recebemos diferentes públicos entre o nacional e internacional, do turista ao visitante. Em 2019, de janeiro a dezembro o público geral foi de 12.741. E damos apoio nos períodos das rotas internacionais, geralmente iniciadas entre os períodos de novembro do ano corrente ao mês de abril do ano vindouro. Nesta específica foi iniciada em 1º de novembro de 2019 e será concluída no dia 10 de abril. Os transatlânticos têm dois pontos principais de embarque e desembarque: na cidade e na Vila de Alter do Chão”, explicou.

Jackson Dezincourt, guia de turismo, explica sobre as peculiaridades do Centro Cultural João Fona. Foto-Alciane Ayres/Semc

Para o guia de turismo da empresa que organiza o city tour dos cruzeiros em Santarém, Jackson Dezincourt, os turistas ficam maravilhados com as belezas do acervo público. "Principalmente a cerâmica da etnia Tapajó, uma das características é o tempo. Uma das mais antigas do mundo".

Os 714 estrangeiros conheceram as dependências do CCJF em grupos e chegaram distribuídos em 23 ônibus. Ainda estiveram em visita pela Flona do Tapajós, Vila de Alter do Chão, Casa de Farinha e outros pontos na área central da cidade.

Paralelo aos grupos de turistas no acervo, outro grupo local estava em visitação, este formado por membros (terceira idade) do Grupo Calebe Universal, na responsabilidade da secretária deste segmento, Edri Calderaro.

Grupo Calebe Universal propõe atividade de visitação ao Centro Cultural João aos membros da melhor idade. Foto-Alciane Ayres/Semc

O grupo tem a proposta de melhor qualidade de vida ao idoso, com acesso a atividades culturais. "E nada melhor que conhecer a história do nosso município, no prédio que tanto representa a volta ao passado e muito do presente, porque aqui temos também curiosidades atuais. Por isso, escolhemos este prédio ao passeio deles. Entendo como importante para somar ao bem estar deles essa saída de casa", explicou.

 

Mais informações

Alciane Ayres - assessora de comunicação da Semc

Contato: (93) 99179-4634

E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

 

 

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.