Você já tem planos para esse final de semana? Se não, preste atenção nessa dica: descida ecológica pelo Igarapé do São Braz. O evento que promete atrair os amantes da aventura e do ecoturismo está marcado para ocorrer nos dias 6 e 7 de abril.
A descida ecológica pelo igarapé Açu, popularmente conhecido como igarapé do São Braz, por conta do leito que corta a comunidade São Braz, é uma iniciativa da Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (ASCaE) em parceria com a Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).
Antes da aventura, os participantes devem comparecer a um curso técnico de instrução com aula experimental marcada para às 16h30 do sábado (6), na sede da associação que fica na praia do Maracanã.
No domingo (7), o passeio esportivo inicia logo cedo. A concentração está marcada para as 8h. Os participantes devem se encontrar na sede da ASCaE que fica na praia do Maracanã. De lá todos seguem para o ponto de largada no Riacho Ecológico, localizado na comunidade de Santa Maria.
A ideia é fazer um passeio esportivo pelo leito do Igarapé. A aventura inicia no Riacho Ecológico. Serão quatro quilômetros. Os participantes vão enfrentar obstáculos como troncos e galhos. Para a uma das organizadoras, Lilian Miranda, isso faz parte da aventura. "É a diversão do percurso. Os participantes terão uma equipe de apoio, os atletas, para fazer a orientação de como lidar com esses obstáculos".
Além de incentivo ao esporte, o objetivo é conscientizar a população sobre os efeitos da poluição nos mananciais da região e estimular e divulgar as comunidades localizadas em torno do Eixo-forte, incentivando o turismo de base comunitária, o turismo ecológico e o turismo de aventura.
Coordenadores da ASCaE e secretário Diego Pinho "Nós decidimos apoiar esse evento para trabalhar a valorização dos pontos turísticos da nossa cidade e nada melhor do que colocar a praia do Maracanã e São Braz dentro dessa rota, uma vez que estamos trabalhando na divulgação das rotas turísticas de Santarém. E o mais interessante é que o passeio vai chamar a atenção para a necessidade de preservar o meio ambiente", disse o Secretário Municipal de Turismo, Diego Pinho.
Para participar os interessados devem ligar para (93) 99145-8408 e falar com Paulo Sena. É preciso ter idade acima de 15 anos, saber nadar, ter boa aptidão física e levar camisa manga longa, óculos, protetor solar e chapéu.
Leia também: