Autor: Júlio César Antunes
Mobilização socioambiental faz parte do Programa Arborizar Santarém
A Pista de Lazer localizada na Avenida Anysio Chaves recebeu na noite de quinta-feira (06), mais uma etapa do Programa Arborizar Santarém. Dessa vez, mudas foram plantadas nas imediações da Prefeitura de Santarém e da Câmara de Vereadores.
A iniciativa é da gestão municipal, via Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Agricultura e Pesca (Semap), Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal do Pará (IFPA).
O engenheiro elétrico Elvis Viana, morador da área, participou da ação. Para ele, é uma iniciativa inspiradora que deve contribuir com as futuras gerações. “Contribuirá com a cultura, com a Amazônia, com todas as populações”.
O Programa Arborizar Santarém foi lançado em 25 de março com o propósito de realizar o planejamento e a gestão da arborização urbana. Desde então, 70 mudas já foram plantadas distribuídas na Anysio Chaves, entre Av. Sérgio Hein; na Trav. Dália, bairro Aeroporto Velho e na Pista de Lazer do Bairro São Francisco.
“Nos bairros, nas praças e nas comunidades em que vamos implantar esse programa, queremos que a própria população tenha o sentimento de pertencimento e ajudem a cuidar desse bem”, destacou o secretário de Meio Ambiente João Paiva.
Nesta 2ª etapa, foram plantadas mudas das espécies palmeira imperial (10), jacarandá mimoso (18) e ipês brancos (5) e ipês rosas (4).
O Projeto tem como objetivo implantar mais espaços verdes no município e incentivar a arborização pela própria população de forma planejada.