4. Travessa Profº José Agostinho agora tem sentido de fluxo único
Travessa Profº José Agostinho agora tem sentido de fluxo único Autor: Desconhecido

Travessa Profº José Agostinho agora tem sentido de fluxo único

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transito (SMT) realizou nesta terça-feira (12) a inversão de sentido de fluxo da Travessa Professor José Agostinho, no bairro Santíssimo.

A via se torna mão única entre as Avenidas Mendonça Furtado e Elinaldo Barbosa, com sentido de tráfego de veículos centro-bairro. A travessa recebeu as sinalizações vertical e horizontal, o que ajudará na orientação aos condutores de veículos e pedestres na adaptação a mudança. "A exemplo do que foi feito na Avenida Rosa Passos, estamos dando continuidade ao projeto binário na Professor José Agostinho. O objetivo é melhorar o fluxo e garantir a segurança para os pedestres e condutores que trafegam pelas duas vias do bairro Santíssimo", ressaltou Paulo Jesus, secretário de mobilidade e trânsito.

A Divisão de Educação para Trânsito da SMT está realizando ações, com distribuição de panfletos e orientação aos pedestres e motoristas sobre a mudança. Os agentes de trânsito permanecerão na Travessa Professor José Agostinho orientando os condutores com relação a mudança no sentido de fluxo da via.

Outras vias que já passaram por mudanças neste ano de 2017

No dia 21 de agosto, a Avenida Rosa Passos passou a ter sentido único com o tráfego de veículos no sentido bairro-centro entre as avenidas Mendonça Furtado e Elinaldo Barbosa.

Por conta da mudança no sentido de tráfego na avenida Rosa Passos, a linha de ônibus Floresta Prainha teve ajuste operacional na circulação, e atualmente opera a partir da Avenida Mendonça Furtado pela Travessa Professor José Agostinho, Avenida Elinaldo Barbosa, depois seguindo itinerário normal.

No mês de julho, as inversões foram realizadas na área central da cidade, nas Travessas 15 de Novembro e 15 de Agosto. A Travessa 15 de Novembro que tinha seu sentindo de tráfego centro-bairro, teve o fluxo invertido, onde o transito de veículos ficou a partir da São Sebastião, sentido bairro-centro em direção à Avenida Tapajós.

Já na Travessa 15 de Agosto, o trânsito de veículos após a alteração segue no sentido centro-bairro, da Avenida Tapajós a Avenida São Sebastião. Por conta da mudança no sentido de tráfego, a sinalização semafórica da Travessa 15 de Agosto com a Avenida São Sebastião voltou a funcionar.

O reordenamento no trânsito também ocorreu em Alter do Chão, a Travessa dos Mártires passou a ter o sentido de tráfego praia/bairros entre as Travessas Lago verde e Dom Macedo Costa. Já a Travessa Antônio Alves passou a ter sentido de tráfego bairros-praia também entre as Travessas Lago verde e Dom Macedo Costa.

Todas as mudanças tem como objetivo dar mais segurança a condutores de veículos, pedestres e ciclistas, melhorando o trafego, dando mais fluidez ao trânsito.