4. Terminal Hidroviário Joaquim da Costa Pereira impulsiona a economia e transformou a vida das pessoas
Terminal Hidroviário Joaquim da Costa Pereira impulsiona a economia e transformou a vida das pessoas Autor: Agência Santarém

Alailson Muniz
Mais de 150 pessoas passaram pelo Terminal

“Mudou totalmente a minha rotina. Não pego mais sol, nem chuva e tem o conforto para a espera dos horários. Um presente de Deus para nós que viajamos toda semana”. O relato é da senhora Maria Silva, 46 anos, comerciante, que utiliza o Terminal Hidroviário semanalmente. Além de passageira freqüente, ela movimenta cargas de mercadorias para o seu comércio.

“Devido à praticidade que temos e a economia de custos pude contratar mais dois funcionários, pois nosso preço ficou competitivo e as vendas aumentaram, graças a Deus”, emendou a comerciante.

O Terminal completou nesta quinta-feira, 20, exato 01 ano de operação. Uma obra planejada em parceria e que virou realidade no dia 20 de abril de 2022, entregue ao município pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH). O terminal é administrado pela Prefeitura de Santarém, por meio de uma empresa concessionária.

“Foi a concretização de um dos maiores sonhos da população de Santarém e do baixo amazonas”, disse Sandra Santana, secretária municipal de Portos.

Em seu primeiro ano de funcionamento, o novo Terminal Hidroviário registrou mais de 100 mil processos de embarque e desembarque, além do fluxo de mais de 150 mil pessoas. O espaço também recebeu mais de duas mil embarcações que fazem linhas intermunicipais e interestaduais para os estados do Amapá e Amazonas.

“O Terminal Joaquim da Costa Pereira é uma obra histórica para Santarém e para a população do Baixo Amazonas. Ela preenche uma lacuna histórica para a região que tem nos rios o seu principal meio de transporte. São milhares de pessoas que circulam diariamente pelo terminal para ir ou voltar e para receber ou entregar alguma carga ou encomenda, um cotidiano de nossa realidade amazônica. Junto com toda essa movimentação segue o impulsionamento de nossa economia, por meio da geração de emprego e da circulação de mercadorias. Nesse primeiro ano de funcionamento do Terminal, muito melhorou e muito se desenvolveu na região. Santarém é grata, o baixo amazonas é grato”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

Estrutura moderna - A obra recebeu investimento de mais de R$74 milhões e revolucionou o modal fluvial da região. Com 22 mil metros quadrados de área construída, porto tem capacidade para receber mais de três mil passageiros por dia. O terminal tem guichês para venda de passagens, guarda-volumes, carrinhos para bagagens, cadeiras de rodas. A sala de embarque conta com 1.205 cadeiras longarinas, rede wi-fi gratuita e duas escadas rolantes. Mais conforto e segurança para uma enorme população que depende diariamente dos rios para se deslocar como principal meio de transporte. O município teve ainda o ordenamento de toda sua orla, que ficou livre de pontos irregulares de embarques e desembarques.

Climatizada, a estrutura tem vestiários e banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência. A área inclui ainda farmácia, três lanchonetes, restaurantes e espaços para instalação de lojas e quiosques. Também possui salas para órgãos de Segurança e Justiça, como Polícia Militar, Conselho Tutelar e Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon).

Para auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, o espaço possui rampa metálica biarticulada, passarela coberta em concreto e flutuante com oito fingers, para atraque das embarcações. Na área externa, o estacionamento com 5.800 metros quadrados inclui vagas para carros, motocicletas e bicicletas, além de pontos para táxis e ônibus.

Já o terminal de cargas tem um galpão com mais de seis mil metros quadrados para abrigar cargas e utensílios dos passageiros. Toda a estrutura foi pensada para receber grandes embarcações na região.