4. Terminal Hidroviário de cargas e passageiros é inaugurado
Terminal Hidroviário de cargas e passageiros é inaugurado Autor: Desconhecido

Terminal Hidroviário de cargas e passageiros é inaugurado

Foi inaugurado no dia do aniversário da cidade (22), o Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros, localizado no bairro Prainha, ao lado da antiga Tecejuta.

Com a presença do ministro da Integração Nacional Helder Barbalho; dos senadores Gladson Cameli e Jader Barbalho; do administrador hidroviário da Amazônia Ocidental (DNIT) Miguel Fortunato; do diretor geral do DNIT Walter Silveira, além de deputados federais, estaduais e vereadores da cidade, o terminal foi entregue em clima de festa.

O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) Walter Silveira destacou do trabalho da equipe. "A comunidade precisava e sonhava com esse porto. Os técnicos do DNIT vistoriavam a obra e hoje estamos aqui para entregar".

Para o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, foi um momento de alegria, porque o governo está ajudando a construir a história do município. "Estamos felizes com mais essa obra entregue, fruto de uma parceria. Ninguém governa sozinho. Com a ajuda de deputados, senadores e ministros está chegando mais recursos para a nossa cidade".

Durante a fala do prefeito, o deputado federal José Priante, entregou a proposta nº 052927/2017, cujo objetivo é a implantação e urbanização da orla na Vila Arigó. "A proposta encontra-se em análise concluída e em fase de empenho junto à Caixa Econômica Federal", destacou o gestor municipal.

O ministro de Integração Nacional Helder Barbalho ressaltou que é uma alegria comemorar os 356 anos de Santarém. "Festejar este momento e trazer presente para a cidade me traz muita felicidade. Aqui poderão partir de Santarém ou nela chegar com segurança. Aqui vai poder escoar produção para abastecer a região".

Na conclusão de sua fala, Helder Barbalho entregou o cheque no valor de R$ 71.743.007,28, para a finalização da orla da cidade. "No dia 21 de junho, a Prefeitura concluiu a primeira fase da licitação, na modalidade e Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e, em breve, vamos iniciar as obras da última etapa da orla da cidade".

No processo do RDC, foi realizada uma rodada de lances das empresas, com apresentação de propostas e agora entrará na segunda fase que é a habilitação das mesmas. A previsão que seja concluído todo o processo ainda no mês de julho, para que logo seja assinada a ordem de serviço.

O Terminal Hidroviário é considerado uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), que é construída para favorecer a movimentação de cargas e passageiros em áreas distantes, atendidas pelo transporte fluvial. As obras iniciaram em 2008, com o convênio DNIT-292/2006 DAQ, contrato 07/2008, sob a responsabilidade da empresa Construtora Mello de Azevedo S/A. Na obra constam: cais de arrimo, rampa de concreto armado, drenagem pluvial, cais flutuante, terminal de cargas e passageiros, sala de administração, banheiros feminino, masculino e para portador de necessidades especiais, depósito de material de limpeza (DML), lanchonete com estoque e DM, guarita, estacionamento, pátio de manobra, além da pavimentação da área.