4. Sugestão de Pauta – Prefeitura e órgãos de segurança reúnem-se para discutir medidas preventivas de contenção da Cepa indiana do novo coronavírus

Alanda Matos
.

Local: Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

Endereço: Avenida Mendonça Furtado, 2440, Bairro Aldeia

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza nesta segunda-feira (24), uma reunião com vários Órgãos de Segurança Pública Estaduais e Federais. O objetivo é a elaboração de uma Nota Técnica com medidas de contenção de possíveis casos da cepa indiana do novo coronavírus.

A Semsa pretende buscar apoio dos demais órgãos para estabelecer estratégias de investigação, bloqueio e isolamento de pessoas que possam estar infectadas. Foram convidadas para a ocasião: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Infraero, Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Coordenação de Portos, Vigilância Sanitária, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Centro Regional de Governo.

Após serem identificados casos da nova cepa no estado do Maranhão, outros possíveis casos estão sendo monitorados no Estado do Ceará.  A variante B.1.617 foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “preocupação global” porque pode ter capacidade de transmissão maior do que a cepa original do vírus. No entanto, a instituição ressalta que as vacinas protegem contra “todas as variantes” do vetor da covid-19.

Sugestão de Entrevistado:

·        Vânia Portela – Secretária Municipal de Saúde