Dando continuidade ao projeto binário que tem o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito de veículos e segurança aos pedestres, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) fará mais uma mudança de sentido de tráfego, dessa vez nas Travessas Francisco Corrêa e Lameira Bittencourt, na área central da cidade.
A partir do dia 14 de novembro a Travessa Francisco Corrêa que atualmente tem tráfego sentido bairro-centro, terá o fluxo invertido, onde o trânsito de veículos será a partir da Avenida Tapajós, sentido centro-bairro em direção à Avenida Rui Barbosa.
Já a Travessa Lameira Bittencourt também terá sentido inverso, sendo centro-bairro, no perímetro que compreende a partir da Travessa Joaquim da Costa Pereira até a Praça dos Pescadores.
Com a mudança, os carros que trafegam na Avenida Tapajós poderão fazer a conversão à direita na Praça do Pescador no início da travessa Francisco Corrêa e não mais após o Terminal Fluvial Turístico.
"Com a mudança nessa área do centro comercial agora o motorista terá opção de desvio quando tiver eventos na Praça do Pescador. O trânsito não será interditado por completo, dando assim fluidez e evitando aquelas filas que congestionavam o trânsito. Desde o ano passado nós estamos assumindo o compromisso de reordenar o trânsito santareno para que haja melhoria no fluxo das vias de grande movimento em nossa cidade. Todas as mudanças são pensadas e planejadas após estudos técnicos que são realizadas pela equipe de engenharia da secretaria que indicam a necessidade da mudança", explicou o secretário de Mobilidade e Trânsito Paulo Jesus.
A Divisão de Educação para Trânsito da SMT realizará na segunda-feira (12) uma ação com distribuição de panfletos e orientação aos pedestres e motoristas sobre as mudanças. Os proprietários de estabelecimentos comerciais ao longo das duas vias serão comunicados oficialmente e deverão se adequar às mudanças.
Ainda na segunda-feira (12), a partir das 18h a equipe de manutenção começará os trabalhos de pintura de solo e colocação de placas de sinalização indicando a mudança de tráfego na via. A SMT orienta os moradores e donos de estabelecimentos comerciais que evitem estacionar durante a noite nas duas vias para que o trabalho possa ser feito com mais celeridade.
Os agentes de trânsito permanecerão nas vias orientando os condutores com relação às mudanças.