4. SMT e MPT reúnem para definir ação social voltada aos trabalhadores do transporte público
SMT e MPT reúnem para definir ação social voltada aos trabalhadores do transporte público Autor: Desconhecido

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Sest Senat reuniram nesta terça-feira (12) para organizar o evento denominado "Semana Mundial da Saúde do Trabalhador do Transporte e Multirão da Empregabilidade". A ação tem como objetivo levar ao trabalhador do transporte público coletivo serviços sociais, emissão de documento, serviços de saúde, formação através de cursos profissionalizantes, palestras motivacionais, informações sobre empreendedorismo e coleta de currículo.

"Por conta da licitação dos transporte coletivo urbano o Ministério Púbico do Trabalho (MPT) solicitou à Prefeitura através da SMT que fizesse um evento social de incentivo a captação de emprego e reciclagem do trabalhador que opera no sistema de transporte coletivo da cidade. A empresa vencedora do certame já fez a captação de currículos durante o mês de fevereiro. O MPT, pensando naqueles profissionais que não fizeram a entrega de currículo a tempo, nos acionou, e aceitamos a proposta de fazer esse grande evento, oportunizando aos profissionais da área, mais uma chance de se candidatarem a uma vaga. A Prefeitura seguirá colaborando visando atender e beneficiar os trabalhadores", explicou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito Paulo Jesus.

A ação está planejada para ocorrer no dia 4 de abril, das 8h às 14h nas dependências do Sest Senat e contará com a parceria do Ministério Púbico do Trabalho (MPT), Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Secretaria Municipal de Governo Orçamento e Finanças (Semgof), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), Secretaria Municipal de Assistência e Trabalho (Semtras), Sine, Profissionaliza, Empresa Resende Batista, Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), Polícia Civil. Além dos trabalhadores do transporte público coletivo, a população em geral poderá participar.

"Este evento será de extrema importância para os trabalhadores do município. O evento é direcionado a todos os cidadãos, mais foi pensado especialmente para os atuais trabalhadores das empresas de ônibus da cidade, isso em razão da preocupação do MPT com as mudanças causadas na vida desses trabalhadores decorrentes da primeira licitação de transporte público urbano no município. O evento contribuirá muito para a promoção do direito constitucional ao trabalhão no município de Santarém não apenas para os atuais trabalhadores do transporte público como também para todos os cidadãos santarenos.", finalizou a procuradora do Trabalho Tatiana Amormino.