carnaval cara limpa Para o período da quadra carnavalesca, que é realizado de 10 a 13 de fevereiro em Santarém e na vila de Alter do Chão, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), já montou o planejamento de ações, tanto para o Carnaval quanto para o Cristoval.
Com relação aos transportes coletivos na zona urbana de Santarém, uma ordem de serviço foi expedida para as empresas de transportes coletivos para que a demanda de frota de dia útil possa atender a população. Nos dias de Cristoval, os ônibus vão circular a partir das 14 horas até às 23h30min e nos dias de Carnaval na Avenida Anísio Chaves, os transportes coletivos circulam até às 3 horas da madrugada. O itinerário das linhas será alterado para que os ônibus transportem as pessoas até as proximidades dos dois eventos.
Sobre a quantidade de coletivos para Alter do Chão, a SMT informa que a empresa que já presta o serviço para a vila irá disponibilizar 25 ônibus para atender aos brincantes, que serão colocados em rota gradativamente a partir das 15 horas deste sábado. Caso haja necessidade, terá uma frota reserva de 10 veículos que será disponibilizada conforme a demanda de brincantes seguindo para a vila. Todos os coletivos passaram por vistoria e estarão identificação da secretaria.
O ponto de embarque dos passageiros será a Praça Tiradentes, com um posto de fiscalização funcionando no local, e outro posto de controle no terminal localizado em Alter do Chão para fiscalizar o fluxo de passageiros dentro dos coletivos.
O setor de fiscalização no trânsito distribuirá os agentes e fiscais de transporte da seguinte forma: Alter do Chão contará com o apoio de 10 agentes de trânsito e 2 fiscais de transporte que estarão na vila de forma fixa a partir deste sábado (10) até a quarta-feira (14), dando total apoio ao trânsito e orientando de acordo com o fluxo de veículos nos dois locais onde acontecerá o carnaval. Para o deslocamento na vila, os agentes utilizarão a viatura e as motos.
Para o Carnaval em Santarém e Cristoval, ficarão disponíveis 21 servidores, sendo 16 agentes de trânsito e 5 fiscais de transporte. Viaturas e o motopratulhamento serão usados pelos agentes durante as fiscalizações no município. A viatura Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (Boat) ficará em Santarém. O atendimento continua sendo feito através de solicitação via Núcleo Integrado de Operações (Niop).
O ordenamento das vias às proximidades da Avenida Anísio Chaves também será realizado nesse período de Carnaval. Pela Anísio Chaves, a interdição será entre a Avenida Afonso Pena e Travessa Dália. Temporariamente, a Rua Rosa Vermelha passará a ser via de mão dupla para dar mais acesso aos brincantes.
No Estádio Colosso do Tapajós, as interdições se darão na Avenida Sergio Henn e Rua Ceará, dando mais segurança às pessoas que vão transitar na Avenida Muiraquitã as proximidades das entradas do local do evento.
Em Alter do Chão, a equipe de engenharia também preparou interdições, dando maior segurança aos foliões, tanto na Praça do Sairé quanto próximo à Praça 7 de Setembro.
A Divisão de Portos da SMT também fará o trabalho de ordenamento das embarcações na Vila Balneária de Alter do Chão, assim como no período do Çairé, os trabalhos serão efetuados de acordo com o mapa onde ficou delimitado os espaços para atracação de embarcações motorizadas e não motorizadas. A orientação e fiscalização do reordenamento das embarcações será feita em parceria com a Semma, Corpo de Bombeiros, Marinha e Polícia Militar, sendo cada uma atuando na sua atribuição com o objetivo de também manter a segurança dos banhistas.