Cinquenta e cinco famílias beneficiadas na região de rios em Santarém. Foto: Ascom/Semap.Água potável na torneira já é uma realidade para os moradores de Pixuna do Tapará, Região de Várzea, em Santarém. O sistema de abastecimento de água que contempla um poço de 100 metros de profundidade e um elevado com duas caixas de cinco mil litros cada, além de dois mil oitocentos e quinze metros de rede de distribuição, foi entregue oficialmente nesta segunda-feira (11) à comunidade.
A obra beneficia 55 famílias e aproximadamente 200 pessoas e foi construída por meio de parcerias entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), e a ONG alemã 'Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema)'. Acesso à água potável para mais ribeirinhos. Foto: Ascom/Semap.
O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, esteve na cerimônia de entrega representando o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar e destacou o esforço que gestão municipal disponibiliza para cumprir com a responsabilidade de levar saneamento básico aos moradores ribeirinhos. “A entrega desta obra significa promoção da saúde, mais qualidade de vida e, sobretudo, redução nos índices de agravos por doença vinculadas ao saneamento básico. Esse tipo de parceria fortalece as políticas públicas com o compromisso de levar água de qualidade para as comunidades”, destacou Costa.
Com a parceria, a Semap ficou responsável pela elaboração de todo o projeto técnico, além da logística. O empreendimento que teve o acompanhamento do município vai atender as demandas de distribuição de água às várias famílias das comunidades, garantindo assim mais qualidade de vida aos moradores que passarão a receber água tratada nas residências.
“Um projeto como esse vai melhorar nossas vidas, pois não era fácil viver sem água tratada. No período do verão sofríamos muito”, comemorou o autônomo José Ferreira, 46 anos, um dos beneficiados .