O Setor de Educação especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Santarém iniciou na terça-feira (2) um curso de Libras para os funcionários do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), nos períodos da manhã e tarde. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social dos pacientes, atuando no atendimento dos funcionários que lidam diariamente com o público surdo. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado do Pará.
"Essa é a primeira vez que a Prefeitura realiza uma capacitação como essa em parceria com o Estado. Essa capacitação é de extrema importância uma vez que os funcionários do HRBA estarão aptos para atender qualquer paciente surdo. A capacitação conta com duas professoras, uma delas é surda", afirmou a coordenadora do setor de educação Especial, Maria do Céu.
O curso vai funcionar todas as terças-feiras, e atenderá 66 servidores, divididos em duas turmas de 33 alunos, nos horários da manhã e da tarde, durante três meses.
Sobre a educação Especial:
A rede municipal atende hoje, 50 crianças surdas divididas em todas as regiões. Todos esses alunos recebem acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O município atende ainda outras categorias como: Autistas, deficientes intelectuais, baixa visão, cegos, deficientes múltiplos, deficiência física motora e transtornos globais do desenvolvimento, deficientes auditivos e surdo-cegueira.
Leia também: