4. Servidores da Semed participam de "CanecAção" em destaque ao tema da Semana da Pátria 2019
Servidores da Semed participam de "CanecAção" em destaque ao tema da Semana da Pátria 2019 Autor: Desconhecido

Os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram na manhã desta sexta-feira (30) da "CanecAção: adote uma caneca no trabalho", ação criada em destaque ao tema deste ano da Semana da Pátria: "Escola: lugar de inspiração e construção da consciência ambiental".

O evento que contou com a participação dos servidores da Semed foi um incentivo para estimular o uso de copos e canecas na secretaria, para reduzir e posteriormente eliminar o uso de copos descartáveis gastos diariamente. Uma adoção de princípios sustentáveis no cotidiano institucional e pessoal em suas atividades rotineiras, com a intenção de sair do discurso meramente teórico e concretizar compromissos sólidos e práticos de preservação do meio ambiente e consumo consciente, em uma agenda permanente e participava.

A programação descontraída que contou com a participação de representantes da Câmara Municipal e também do prefeito de Santarém Nélio Aguiar, teve ainda um momento do juramento da caneca, onde todos os servidores puderam firmar um compromisso a partir desta data.

"Momento importante e crucial para nosso governo. Ver que nossas secretarias estão se conscientizando em reduzir materiais prejudiciais ao meio ambiente e reduzir também os custos financeiros que temos com a compra desses objetos. Que essa conscientização chegue às nossas famílias, nossas escolas e a toda a população de Santarém", afirmou o prefeito de Santarém Nélio Aguiar.

A secretária de Educação Mara Belo reforçou o item economia, aliado também a esta ação. "Reduzir o consumo de material descartável no dia a dia da Secretaria de Educação também traz o resultado financeiro positivo, porque nós gastamos uma quantidade relevante com esses materiais, e com essa redução podemos utilizar esse recurso para ações que possam trazer ainda mais melhorias para a nossa educação municipal", afirmou.

O coordenador da Semana da Pátria 2019, Marcos Gentil, reforçou sobre a importância de levar esse exemplo também para outras instituições.

"Que as nossas práticas internas sejam o reflexo do que nós acreditamos, o reflexo do que nós levamos e que essas ações inspirem outras instituições e outras pessoas a incorporarem isso no seu dia a dia. Então, trocar um copo descartável por uma caneca duradoura e menos agressiva ao meio ambiente, parece ser uma prática muito fácil de ser executada. Porém, ela se torna muito complexa do ponto de vista de que nós iremos romper com aquilo que é culturalmente imposto, por que é mais cômodo você pegar um copo e depois descartá-lo. Então isso exige uma mudança de comportamento, exige uma sensibilização para uma construção dessa consciência ambiental. Tão importante quanto você levar um discurso de combate aos incêndios, tão importante quanto você levar uma mensagem de enfrentamento da poluição dos rios e das praias, é igualmente importante a gente pensar a partir da nossa casa, a partir do lugar onde nós estamos. O que o lugar onde eu estou e as práticas que eu tenho revelam acerca do que eu acredito de educação ambiental? Se eu tenho essa sensibilidade eu faço um esforço para eu trocar um copo descartável por uma caneca e assim ajudar nem que seja um pouquinho a salvar o nosso planeta", finalizou Marcos Gentil.