4. Servidores da rede municipal recebem formação em software livre e ferramentas de escritório
Servidores da rede municipal recebem formação em software livre e ferramentas de escritório Autor: Desconhecido

Começou dia 3, no Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), a formação sobre software livre e ferramentas de escritório, desenvolvida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A iniciativa está formando 40 servidores da educação que atuam em secretarias de escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é capacitar os profissionais em novas alternativas tecnológicas, destacando-se o uso de programas livres.

Servidores da rede municipal recebem formação em software livre e ferramentas de escritórioDurante dois dias, os servidores receberão noções de Linux e Windows, referentes à licença de uso, valores e vírus. Além de instruções sobre a importância da tecnologia no ambiente administrativo escolar, com técnicas de organização de arquivos, editor de texto, formação de documentos (ofício, requerimento, declaração, memorando), editor de apresentação (slide, elaboração, formatação, apresentação e exportação em documento PDF), editor de planilhas eletrônicas (cálculos, gráficos e fórmulas), dentre outros assuntos.

A formação que está sendo ministrada pelo professor de informática educativa do NTM, Tarcísio Ferreira, a ideia é potencializar os trabalhos dos servidores junto às tecnologias. "O mais importante nessa formação é que os participantes estão percebendo que trabalhar com o Linux é muito melhor, incomparável, em relação ao Windows. O sistema operacional do Linux evita perdas de arquivos, travamento de máquinas e vírus. A ideia é migrar todos os computadores das secretarias escolares para o Linux", avaliou.

E nos dias 5 e 6 de julho a formação será voltada para professores de sala de aula. O tema é sobre Software Livre e Jogos Digitais Educativos. A capacitação acontecerá também no NTM, situado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, Santa Clara. Com turma manhã e tarde, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

No final da capacitação os participantes de ambos os cursos receberão certificados, com carga horária de 10 horas.