Uma tarde cheia de alegria e gratidão. Foi assim a cerimônia de entrega da revitalização da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Sebastião, na comunidade Estrada Nova. Os serviços compreenderam pintura e construção de duas novas salas de aula. A construção das salas foi uma parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a ONG Hafy, da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
A Escola São Sebastião atende as comunidades da Estrada Nova e Cristo Rei. Atualmente conta com seis salas de aula, 14 professores, 11 colaboradores e 203 alunos de pré-escolar ao 9º ano.
"Agora o nosso atendimento irá melhorar muito, pois com a construção dessas duas salas de aula, além da pintura de toda a nossa escola, o nosso atendimento será por completo de qualidade. Antes nós estávamos com dificuldades no nosso espaço e a vinda desses jovens da ONG Hafy que firmaram parceria com a prefeitura foi essencial. Um trabalho que a nossa comunidade escolar só tem a agradecer", afirmou a pedagoga da escola São Sebastião, Maria Elcy.
A coordenadora dos jovens da ONG Hafy, Riley Robertson contou um pouco sobre o trabalho voluntário, de doação de amor e tempo, que eles desenvolvem em todo o mundo há mais de 20 anos.
"Nosso projeto começou através de um pai que queria que seu filho tivesse a experiência de servir o próximo, e essa experiência começou aqui no Brasil através da nossa igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Na primeira experiência eles conseguiram construir uma casa para doar para uma família carente, e desde então o projeto chamado Hafy só cresceu e milhares de jovens incentivados por suas famílias e através da igreja pagam para terem essa experiência de se doar e se sacrificar pelo próximo", afirmou Riley.
A jovem ainda destacou o que se leva ao final de uma experiência como essa de mais de 4 meses. "Nosso projeto é executado em todos os países, e quando chegamos a esses locais nós ajudamos as pessoas com o que elas mais estão precisando, talvez seja uma casa, uma escola, uma igreja. Além disso, quando estamos aqui também temos a oportunidade de outras experiências, a convivência com as crianças, por exemplo, nos deu a oportunidade de ensinarmos um pouco da nossa língua a eles. E ao final de todo esse convívio nós só podemos ser gratos, é um sentimento muito bom saber que nós podemos dar algo a mais, podemos fazer aos poucos, o mundo um lugar melhor", finalizou Riley Robertson.
E foi com essa gratidão e sentimento de dever cumprido que a secretária de educação de Santarém, Mara Belo, reforçou o discurso de que quando se tem o olhar carinhoso para o próximo e para a educação, tudo dá certo.
"Precisamos nos espelhar mais em jovens como vocês, que se doam por completo para felicidade do próximo. Jovens que saem de locais tão longe, distante de suas culturas para vivenciarem um mundo novo. E que estão nos ajudando hoje a proporcionar mais conforto para nossas crianças aqui da escola São Sebastião, com a parceria para construção dessas salas de aula nossos atendimentos estarão de excelência, além da nossa escola ter ficado ainda mais bonita com a revitalização que fizemos em sua pintura. Hoje o sentimento é completamente de dever cumprido e muita gratidão por parcerias como essa", finalizou a secretária de Educação, Mara Belo.
O prefeito fez questão de agradecer e pedir a tradução do que estava falando para os jovens integrantes da ONG. Ele contou um pouco da realidade da região, explicou sobre a história do município, e por fim, fez questão de reforçar o quão importante foi a doação de amor, humildade, tempo e bondade que esses jovens trouxeram e doaram às crianças da escola São Sebastião.
"Como é gratificante e de uma felicidade imensa conhecer jovens tão nobres, tão reais e tão preocupados com o sentimento e a necessidade do próximo. Hoje nós estamos tendo uma aula de bondade, de humildade e de doação de amor. Como prefeito eu não poderia fazer nada além do que ser grato por essa parceria, e por esse ensinamento que vocês estão deixando a nós e principalmente às nossas crianças. Nossa maior meta como governo é proporcionar uma educação de qualidade, e ter vocês aqui para darem o exemplo real de que além da educação em sala de aula, nossos alunos também precisam se doar e amar ao próximo é extremamente gratificante", finalizou o prefeito de Santarém Nélio Aguiar.